O mercado financeiro brasileiro aumentou suas expectativas de crescimento da economia pelo oitavo semana consecutiva, de acordo com o Boletim Focus divulgado pelo Banco Central. A previsão é de um crescimento de 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2024, o que representa um aumento em relação à semana anterior, em que a expectativa era de 1,89%, e também em relação a quatro semanas atrás, quando a estimativa era de 1,78%.
Para os anos seguintes, ou seja, 2025, 2026 e 2027, a expectativa do mercado financeiro se mantém estável em 2% de crescimento do PIB.
Em relação ao câmbio e à taxa básica de juros (Selic), as previsões também se mantêm estáveis. O mercado projeta que o dólar fechará o ano cotado a R$ 4,95 e a taxa Selic encerrará o ano em 9%. Essas projeções se mantêm inalteradas há três semanas seguidas para o câmbio e há 15 semanas para a Selic.
Para o ano de 2025, as expectativas também permanecem estáveis, com o dólar a R$ 5 há 13 semanas e a Selic a 8,5% há 18 semanas.
No que diz respeito à inflação, as expectativas para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2024 tiveram um aumento de 0,01 ponto percentual em comparação com a semana anterior. Atualmente, espera-se um crescimento de 3,76% para a inflação em 2024. Essa estimativa está acima da previsão registrada há quatro semanas, que era de 3,77%, e ligeiramente acima da estimativa da semana passada, que era de 3,75%.
Redação JA / Foto: reprodução WEB
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online