Max Russi amplia tempo de fala de deputados e duração das sessões para facilitar um debate mais robusto e atender a demanda de alguns colegas

Max Russi amplia tempo de fala de deputados e duração das sessões para facilitar um debate mais robusto e atender a demanda de alguns colegas

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) anunciou uma nova medida que visa aumentar o tempo de fala dos deputados estaduais e estender a duração das sessões ordinárias que ocorrem às quartas-feiras. O presidente da Assembleia, deputado Max Russi (PSB), divulgou a decisão nesta quarta-feira (12), em resposta à solicitação de alguns parlamentares por mais oportunidades de debate.

“Estamos ampliando o tempo de fala dos deputados e a duração das sessões para facilitar um debate mais robusto e atender a demanda de alguns colegas”, declarou Russi.

Com a nova resolução aprovada, o tempo destinado ao pequeno expediente foi elevado para 5 minutos, enquanto o grande expediente agora permitirá até 15 minutos de fala. As sessões ordinárias passarão a ocorrer das 9h às 11h.

Russi também ressaltou que a formação das comissões temáticas foi realizada em consenso entre os 24 deputados, sem qualquer conflito, mesmo com alguns membros da Mesa Diretora assumindo a presidência de comissões. Embora inicialmente houvesse um entendimento de que essas funções deveriam ser ocupadas por deputados fora da direção, a colaboração entre os parlamentares possibilitou ajustes.

Por exemplo, o deputado Paulo Araújo (PP), que é 2º secretário da Mesa, será o presidente da Comissão de Saúde. Da mesma forma, Elizeu Nascimento (PL), na posição de 4º secretário, liderará a Comissão de Segurança Pública.

“A aprovação das comissões foi feita de forma unânime entre os 24 deputados. Fiz a publicação somente após a concordância de todos. O processo foi tranquilo, e estou confiante de que todas as comissões e parlamentares realizarão um excelente trabalho este ano”, ressaltou Russi.

As principais comissões da ALMT permanecem sob a liderança de deputados que apoiam o governador Mauro Mendes (União). Na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), que analisa a constitucionalidade dos projetos, o deputado Eduardo Botelho (União) presidirá a comissão. A oficialização foi anunciada no Diário Oficial da ALMT na terça-feira (11).

Carlos Avallone (PSDB) continuará à frente de duas comissões importantes para o governo: a Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária e a Comissão de Meio Ambiente. Na primeira, Avallone é responsável pela análise das leis orçamentárias que definem as prioridades de investimento do Estado. Na segunda, ele esteve à frente de importantes iniciativas, como a proibição da pesca profissional em Mato Grosso e a Nova Lei do Pantanal, que ajustou as normas para a criação de gado na região.

Na Comissão de Trabalho e Administração Pública, que discute temas relacionados a cargos, carreiras e estrutura administrativa, a presidência foi atribuída ao deputado Beto Dois a Um (União), que também é vice-líder do governo na Assembleia.

Redação JA/ Foto: reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *