O programa Fazenda Pantaneira Sustentável (FPS), iniciativa desenvolvida em Mato Grosso com apoio das Secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema) e de Desenvolvimento Econômico (Sedec), foi apresentado na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), nesta quarta-feira (12.11), em Belém, no Pará. Nesta mesma data, é comemorado o Dia do Pantanal.
O objetivo do FPS é garantir a produção econômica pela pecuária ao mesmo tempo que preserva o bioma pantaneiro, mostrando que é possível produzir alimentos de qualidade com sustentabilidade.
Em Mato Grosso, o programa é executado pelo Sistema da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Pantanal. A Sedec e a Sema prestam apoio institucional e técnico ao programa.
“Esse programa é uma iniciativa de grande relevância para o Estado de Mato Grosso, pois alia ciência, inovação e gestão ambiental, social e econômica em prol de uma pecuária pantaneira cada vez mais sustentável”, ressaltou a secretária de Estado de Meio Ambiente em Mato Grosso, Mauren Lazzaretti, durante participação em painel na COP30.
O programa possui atualmente 81 propriedades ativas e abrange mais de 400 mil hectares no Pantanal. A meta é chegar a um milhão de hectares. O FPS consiste em um sistema de suporte a decisões para avaliar a sustentabilidade da atividade pecuária no Pantanal.
Segundo Mauren Lazzaretti, o embasamento técnico e científico que alicerça o programa confere credibilidade aos seus resultados e subsidia a tomada de decisões estratégicas.
“O programa tem sido essencial para o direcionamento de pesquisas de interesse para o bioma e para o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável do Pantanal mato-grossense”, apontou.
O programa Fazenda Pantaneira Sustentável foi apresentado em painel realizado na Arena Agrizone, organizado pelo Governo Federal, que busca promover soluções e boas práticas para uma agropecuária de baixo carbono e garantir a segurança alimentar.
Redação JA / Foto: Sema-MT
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online