Na abertura da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o Projeto de Lei 386/2023, que altera a Consolidação das Leis do Trabalho e prorroga a licença-maternidade em até 120 dias depois da alta hospitalar do recém-nascido e de sua mãe, e a Lei 8.213/1991, para ampliar o prazo de recebimento do salário-maternidade
Lula também sancionou o Projeto de Lei 853/2023, que institui a Semana Nacional de Conscientização sobre os Cuidados com as Gestantes e as Mães. A semana dará ênfase aos primeiros mil dias, que compreende o período da gestação até o segundo ano de vida do bebê, de forma a estimular o desenvolvimento integral da primeira infância.
A ministra Márcia Lopes e o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, assinaram o edital de chamamento público para o fortalecimento produtivo dos territórios pesqueiros artesanais. O objetivo é proporcionar melhores condições de trabalho, infraestrutura adequada, qualificação profissional e incentivos para comercialização.
Além disso, busca fomentar políticas públicas que assegurem a proteção social e econômica dos pescadores.
Restrição afastada
Para Gisela Freire, sócia trabalhista do Peixoto & Cury Advogados, a nova regra sobre licença-maternidade representa um importante avanço na proteção à saúde da mulher e do recém-nascido.
“Durante a internação, seja da mãe ou do bebê, o desafio físico e emocional enfrentado pela mulher é intenso. Esse período não pode e nem deve ser considerado como de descanso ou de efetiva recuperação”, diz.
A advogada explica que, embora o texto da lei utilize a conjunção “e” ao se referir à alta da mãe e do recém-nascido, a interpretação sistemática com a Lei 8.213/91 afasta uma leitura restritiva. “Basta que um dos dois permaneça internado por período superior a duas semanas para que se configure o direito à licença estendida”, esclarece.
Freire, no entanto, critica a perda de uma oportunidade histórica para avançar na discussão sobre a licença para os pais. “O legislador deixou de ampliar o prazo da licença-paternidade, mantendo uma injusta desproporção entre os gêneros”, critica. Com informações da assessoria de imprensa do governo federal / Foto: Unsplash.
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online