Mais de 3.500 policiais militares e civis foram mobilizados para garantir a segurança dos foliões durante as festividades de Carnaval em Mato Grosso. O reforço começou no dia 21 de fevereiro, com o Desfile dos Blocos e Escolas de Samba, na Arena Pantanal, em Cuiabá, e segue até a terça-feira (4.3) em diversos bairros da Capital e municípios do estado.
A Polícia Militar atua com patrulhamento tático, ostensivo e repressivo em locais onde ocorrem as festividades, além de pontos e vias com grande circulação de pessoas. No dia 21, a Instituição deflagrou a Operação Tolerância Zero – Edição Carnaval 2025, que conta com o reforço ostensivo de 1.200 policiais em 13 municípios com programação de Carnaval.
O reforço ocorre em Cuiabá, Chapada Dos Guimarães, Guiratinga, Barra do Garças, Acorizal, Cotriguaçu, Lucas do Rio Verde, Santa Terezinha, Canabrava do Norte, Poconé, Santo Antônio do Leverger, Barão de Melgaço e Nossa Senhora do Livramento.
Somente na Baixada Cuiabana, cerca de 300 policiais militares reforçam o policiamento diário durante a programação de Carnaval na região.
Além do efetivo policial dos batalhões de área, equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), Policiamento Montado (Cavalaria) e Proteção Ambiental (BPMPA) reforçarão os efetivos de rua, bem como as companhias de Força Tática, Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (Raio).
O subchefe do Estado Maior, coronel José Nildo, destacou que o efetivo está empregado especialmente nas cidades-polo do Carnaval de Mato Grosso por meio da Operação Tolerância Zero – edição Carnaval 2025, com objetivo de fortalecer o policiamento em diversos pontos de festividade.
“A programação teve início em Cuiabá, com o desfile das escolas de samba e blocos na Arena Pantanal, e agora seguimos com as ações nas cidades da Baixada Cuiabana, que possuem festas tradicionais. O objetivo é garantir a segurança da população e coibir crimes em locais com grande concentração de foliões. A Polícia Militar estará atuando com o policiamento voltado, principalmente, para essa atividade, não descuidando, logicamente, dos serviços diários, das operações regulares que já ocorrem”, destacou o coronel José Nildo.
Já a Polícia Civil contará com efetivo disponível de 2.357 policiais, entre investigadores, escrivães e delegados, que atuarão em unidades da região metropolitana e no interior do estado de sexta-feira (28) a terça-feira (4). Dentre as equipes empregadas para o período, estão os policiais que trabalham em sistema de plantão nas delegacias e as equipes de sobreaviso que ficam de prontidão para atendimentos de urgência.
“A Polícia Civil de Mato Grosso está pronta e organizada para que os mato-grossenses e visitantes festejem ou descansem da melhor maneira possível neste Carnaval de 2025”, afirmou a delegada-geral, Daniela Maidel.
Por: Fabiana Mendes | Sesp-MT
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online