Maior vacinador privado do Brasil, Sesi se prepara para campanha contra Influenza em Mato Grosso

Maior vacinador privado do Brasil, Sesi se prepara para campanha contra Influenza em Mato Grosso

O Serviço Social da Indústria (Sesi), reconhecido como o maior vacinador privado do Brasil, avança na preparação para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2026. Em Mato Grosso, o Sesi MT já está com sua estrutura mobilizada para iniciar a imunização nas indústrias, reforçando o compromisso com a saúde dos trabalhadores e a produtividade do setor.

 

Para garantir ainda mais eficiência e segurança nas ações, uma equipe técnica do estado participou, na última semana, de uma capacitação nacional promovida pelo Departamento Nacional do Sesi, em Brasília (DF). O encontro estratégico teve como foco a atualização das diretrizes da campanha, além do aprimoramento do uso de sistemas e protocolos operacionais.

 

De acordo com a coordenadora de Saúde e Segurança do Sesi MT, Sulwey Costa, o momento foi essencial para aprimorar processos e elevar o padrão de atendimento. “A iniciativa fortalece a capacidade técnica das equipes, assegurando a entrega de resultados de alta performance em todas as unidades do estado”.

 

Sulwey destaca a importância de os profissionais se atualizarem sobre os fluxos para garantirem ainda mais segurança à quem é vacinado. “O Sesi Mato Grosso já está pronto: nossas unidades em Cuiabá, Sinop e Rondonópolis estão com tudo validado para operar com total eficiência. Nós não entregamos apenas a vacina; oferecemos uma gestão completa, com suporte técnico, monitoramento por indicadores e toda a experiência de sermos o maior vacinador privado do país”, destacou”.

 

A campanha é para além de uma ação de saúde, ela tem impacto direto na atividade industrial. A vacinação contribui para a redução do absenteísmo e para a manutenção da produtividade nas empresas. “Quando vacinamos o trabalhador com agilidade, estamos garantindo que a indústria não pare. Nosso foco é proteger pessoas e, ao mesmo tempo, fortalecer o desempenho das indústrias em todo o estado”, completou a coordenadora.

 

Além da campanha contra a Influenza, o Sesi também se prepara para o Dia D de vacinação, uma iniciativa em parceria com o Ministério da Saúde que levará equipes do SUS para dentro das indústrias. A ação tem como objetivo atualizar o cartão vacinal dos trabalhadores, ampliando o acesso à imunização e fortalecendo a cultura de prevenção.

 

Sobre a influenza

 

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e apresenta alta transmissibilidade. Pode ser grave e até mesmo fatal em casos mais extremos. Por isso, é essencial proteger o sistema imunológico.

A vacina Trivalente protege contra três tipos de vírus que causam gripe: H1N1, H3N2 (do subtipo Darwin) e a cepa B. Já a vacina Quadrivalente imuniza contra quatro tipos de vírus, sendo os três da vacina Trivalente e mais um vírus da linhagem B.

 

Todas as pessoas a partir dos seis meses de idade devem tomar uma dose anualmente, especialmente idosos, gestantes, crianças pequenas, profissionais da saúde e portadores de enfermidades crônicas, que compõem o grupo mais vulnerável e têm maior risco de desenvolver complicações decorrentes da gripe, como pneumonia, sinusite e otite, entre outras.

 

Vale ressaltar que a vacina contra a influenza deve ser tomada anualmente. O vírus sofre alterações ao longo dos anos; ou seja, a vacina da gripe que você tomou no ano anterior pode não ser eficaz contra o vírus do ano seguinte.

 

Para auxiliar as empresas nessa questão, o Sesi MT oferta vacinas Trivalente e Quadrivalente para diversas faixas etárias, em um atendimento que oferece agilidade, segurança e prioridade. Empresas interessadas em incluir a vacinação contra a gripe em suas ações de promoção da saúde podem obter mais informações NESTE LINK.

 

Por: Fernanda Nazário-Assessoria / Foto: reprodução 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *