Justiça Eleitoral participa da “Unemat Cidadã”, em Diamantino

Justiça Eleitoral participa da “Unemat Cidadã”, em Diamantino
O atendimento ocorre nos dias 10 e 11 de setembro
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), por meio do Cartório da 7ª Zona Eleitoral (ZE), atende os eleitores e eleitoras do município de Diamantino, durante o evento “Unemat Cidadã”. O mutirão ocorre nos dias 10 e 11 de setembro, das 7h às 17h, no campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), localizado na Rua Rui Barbosa, n° 166, Jardim Eldorado.
Serão oferecidos os serviços de alistamento eleitoral (1º título), revisão, transferência, expedição de segunda via, emissão de certidão e emissão de guias para pagamento de multas eleitorais, além de consulta da situação eleitoral e, como foco, a coleta biométrica.
A chefe de Cartório da 7ª ZE, Silvia Helena Monteiro da Rocha, destacou a oportunidade única para as pessoas que não realizaram a biometria. “É um importante momento para a população que ainda não tem a biometria, tanto de Diamantino, Alto Paraguai e região. Além disso, teremos outros serviços eleitorais”.
Biometria 100%
A iniciativa faz parte da campanha Biometria 100%, em que a Justiça Eleitoral busca realizar a coleta da biometria de, pelo menos, 98% dos eleitores e eleitoras de Mato Grosso.
A 7ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Diamantino e Alto Paraguai, possui um eleitorado de 22.323 pessoas. Destas, 19.403 (86,92%) já possuem o cadastro biométrico. Os eleitores aptos a votar de Diamantino representam 72,66% do total da 7º ZE, com 16.219 pessoas. Atualmente, Diamantino ocupa o 74º lugar nas estatísticas do eleitorado com biometria. Com 14.948 (92,16%) cadastros biométricos, a Justiça Eleitoral busca realizar a coleta da biometria dos 1.271 (7,84%) eleitores restantes, além da população interessada.
Unemat Cidadã
O evento é uma ação de extensão da Unemat, campus de Diamantino, como parte da I Semana da Extensão Integrada. A iniciativa, que ocorre entre 09 e 11 de setembro de 2025, é vinculada ao Centro de Estudos e Pesquisa (CEPA) de Diamantino e ao Núcleo de Pesquisa em Direitos Fundamentais (NUPEDF).
O objetivo é oferecer serviços gratuitos de formação cidadã à população geral, em conjunto com a Justiça Eleitoral, a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e a Receita Federal. Além do atendimento do TRE-MT, o evento conta com emissão de RG, orientações sobre o CPF, uma oficina sobre Direitos Fundamentais e um minicurso para conscientização e educação política da comunidade. As inscrições são gratuitas.

Redação JA com informações da Assessoria de Comunicação Social TRE-MT

Fotos : divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *