O Tribunal Regional eleitoral de Goiás (TRE-GO) condenou o governador do estado, Ronaldo Caiado (União) a 8 anos de inelegibilidade por abuso de poder político durante o período eleitoral municipal de 2024. A sentença cassou também o registro de Sandro Mabel (União), prefeito eleito da cidade de Goiânia, que foi apoiado por Caiado.
A decisão aconteceu na noite da última terça-feira (10) e foi tomada pela juíza Maria Umbelina Zorzetti, atendendo a um pedido da coligação de Fred Rodrigues (PL), derrotado por Mabel no segundo turno e apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Segundo a decisão, Caiado usou o Palácio das Esmeraldas – sede do governo estadual – para fazer dois jantares de apoio a Mabel, no início do segundo turno, o que configura abuso de poder político.
Ambos condenados poderão recorrer da decisão no próprio TRE-GO e, se perderem, ainda podem apelar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A sentença não tira o mandato como governador do estado de Goiás de Ronaldo Caiado, mas o deixa inelegível até 2032. Caiado tem se apresentado como possível candidato à Presidência em 2026, e se confirmada a condenação, não poderia disputá-la.
Redação JA com informações do UOL/ Foto: reprodução
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online