O juiz eleitoral Moacir Rogério Tortato, da 1ª Zona Eleitoral de Cuiabá, ordenou que a influenciadora Damares de Oliveira Pinto retire imediatamente uma postagem de suas redes sociais. A publicação distorce uma declaração do candidato à prefeitura Abílio Brunini (PL) sobre violência sexual contra mulheres, abortos e penalizações.
A decisão foi divulgada na sexta-feira, 11 de outubro, e o juiz estabeleceu uma multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento, além de envolver a plataforma Meta Platforms na questão.
De acordo com a ação, a influenciadora, que atua em São Paulo, compartilhou a propaganda irregular em seu Instagram e TikTok no dia 7 de outubro, utilizando trechos editados de uma participação do candidato em um podcast.
Na sua decisão, o juiz ressaltou que o vídeo ultrapassa os limites da liberdade de expressão e do direito à manifestação. Ele também destacou que a postagem pode causar danos irreparáveis à reputação do candidato, especialmente em um período eleitoral.
“Ocorre que, a meu ver, especialmente aos 1min26s do vídeo, é feita a afirmação de que o candidato ‘defende o estupro descaradamente, como fez em um podcast’. Isso utiliza informações de forma descontextualizada, com potencial para induzir o eleitorado a crer que Abílio Brunini apoia o crime de estupro, o que pode configurar uma violação do art. 9º-C da Resolução TSE nº 23.610/2019”, disse o juiz.
Ele também observou que, ao analisar o podcast utilizado no vídeo contestado, não se pode concluir que as declarações do candidato representem uma defesa do estupro.
Redação JA/ Foto: reprodução
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online