O Ibovespa abriu com um viés positivo nesta segunda-feira (13), conforme os investidores repercutem uma nova bateria de balanços corporativos divulgados antes da abertura do mercado.
O dólar, por outro lado, é negociado em baixa em meio a um ajuste de posições que acontece depois do solto acentuado da divisa na semana passada.
Por volta das 10h10, a bolsa paulista subia 0,38%, aos 128.086 pontos. A moeda americana operava em queda de 0,54%, negociada a R$ 5,13 na venda.
A semana também começa com os investidores na expectativa pela ata da última reunião de política monetária do Banco Central, na terça-feira (14).
O Comitê de Política Monetária (Copom) optou por fazer um corte de 0,25 ponto percentual na Selic, para 10,50% ao ano.
A decisão foi tomada por 5 votos a 4, com todos os diretores indicados pelo presidente Lula defendendo flexibilização mais intensa dos juros, de 0,5 ponto percentual. O presidente do BC, Roberto Campos Neto, teve o voto de minerva que definiu o ritmo mais lento.
Enquanto isso, no exterior, a expectativa fica por conta de dados de inflação dos Estados Unidos na quarta-feira, que podem definir as expectativas para cortes de juros no país.
A expectativa da Reuters, é que o núcleo do índice de preços ao consumidor deve ter subido 0,3% em abril sobre o mês anterior.
A semana também vai trazer leituras de preços ao produtor e dados de varejo dos EUA, bem como falas de dirigentes do Federal Reserve.
Atualmente, expectativas implícitas no mercado futuros de juros sugerem que o Fed fará seu primeiro corte em setembro.
*Com informações da Reuters