GRAVAÇÃO DE VIDEOS EM PRESIDIOS: PJC deflagra operação contra facção criminosa atuante na PCE

Desarticulado em MT, grupo criminoso de extorsão do RS envolvido em crimes

  A Polícia Civil de Mato Grosso, através da Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc), em colaboração com a Diretoria de Inteligência e a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), lançou na tarde de quinta-feira (29.5) a Operação Parakletos. O objetivo da ação foi desmantelar uma facção criminosa que atua tanto dentro quanto fora da Penitenciária Central do Estado (PCE).

A operação concentrou-se exclusivamente nas instalações da unidade prisional, resultando na execução de 13 ordens judiciais, das quais seis eram mandados de prisão preventiva e sete mandados de busca e apreensão. Durante as buscas, foram encontradas porções de drogas.

Essa ação faz parte da Operação Inter Partes, que integra o planejamento estratégico da Polícia Civil no combate ao crime, dentro do Programa Tolerância Zero, criado pelo Governo do Estado de Mato Grosso para enfrentar de forma sistemática as facções criminosas em território mato-grossense.

A investigação da Denarc revelou líderes criminosos que, mesmo encarcerados, continuavam a coordenar o tráfico de drogas, movimentações financeiras ilegais e a emissão de ordens dentro da facção, incluindo atividades de tráfico dentro do Sistema Penal.

Entre os principais alvos, estava uma das lideranças da facção, que se comunicava com seus comparsas usando aplicativos criptografados, organizava transferências bancárias e chegou a gravar vídeos de dentro da cela. Outros membros com funções estratégicas na organização também foram identificados.

 

Redação JA/ Foto: reprodução PCMT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *