O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) denuncia a negligência do governo Mauro Mendes na realização do Concurso Público para a educação estadual. Apesar de ter anunciado a formação da comissão do concurso no Diário Oficial de 17 de julho, após pressão sindical, a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) ainda não tem um calendário para as reuniões dos integrantes.
A informação foi repassada pelo órgão estadual em resposta ao ofício (Of. 140, de 7/08/2024) enviado pelo Sindicato, que cobrava a definição da programação. De acordo com o departamento responsável da Seduc-MT, o processo está aguardando autorização da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado para seguir adiante. Essa resposta adia a definição do calendário de reuniões e, consequentemente, a realização do concurso.
Para o presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, a situação não se trata apenas de desorganização, mas reflete as prioridades do governo em relação à educação pública. Ele destaca que o governo não realiza concursos há mais de sete anos e que atualmente 70% dos profissionais da rede estadual são contratados de forma precarizada como interinos.
Valdeir Pereira argumenta que a arrecadação estadual comprova que há recursos suficientes para incluir o concurso na agenda orçamentária, mas isso não tem sido uma prioridade da atual gestão. “A falta de uma data definida para o Concurso da Seduc-MT revela a ausência de compromisso real com sua realização do certame”, conclui.
Por: Roseli Riechelmann – Assessoria de Comunicação/ Foto: reprodução