O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) optou nesta terça-feira (18) por manter a mistura de 14% do biodiesel ao diesel. Com a decisão, o aumento de 1 p.p. (ponto percentual) programado para março está suspenso.
A decisão foi justificada como uma medida para conter a alta do preço dos alimentos, que tem sido uma das prioridades do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) neste início de ano.
“O preço dos alimentos é a grande prioridade do nosso governo. Considerando a necessidade de buscarmos todos os mecanismos para que o preço seja mais barato na gôndola do supermercado, mantemos a mistura em B14 até que tenhamos resultados no preço dos alimentos da população, já que boa parte da produção do biodiesel vem da soja”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
O CNPE também aprovou a criação de uma operação conjunta entre órgãos do governo federal para combater fraudes na mistura obrigatória do biodiesel ao diesel.
A operação visa aperfeiçoar os instrumentos regulatórios e de fiscalização para assegurar a concorrência justa quanto à oferta de preços, segundo o Ministério de Minas e Energia (MME).
A pasta afirma que a concorrência desleal causada pelas fraudes na mistura obrigatória “desestimula investimentos na produção do biocombustível e compromete a sustentabilidade da cadeia de suprimento, podendo prejudicar o abastecimento, restringir a oferta e pressionar o preço do diesel comercial”.
Picanha e cerveja ficam mais caras com alta da inflação
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online