O Programa REM MT recebeu os nomes dos novos membros da Comissão de Governança Indígena do Subprograma Territórios Indígenas para o período de 2025 a 2027. A comissão é composta por representantes de sete regionais indígenas, além de duas organizações indígenas de Mato Grosso (Fepoimt e Takiná) e instituições governamentais. Os representantes foram eleitos, sendo escolhidos 2 titulares e 2 suplentes por regional.
Os novos membros tomarão posse na primeira reunião da governança na Fase II do Programa REM MT, prevista para maio de 2025. Entre suas atribuições, está a definição do melhor uso dos recursos destinados ao fortalecimento dos territórios indígenas, promovendo a soberania alimentar, a gestão territorial e ambiental, a geração de renda e a equidade de gênero, entre outras iniciativas essenciais.
Os nomes escolhidos para representar os povos indígenas de Mato Grosso na Comissão de Governança Indígena do Programa REM MT são:
Regional Cerrado Pantanal
-
Titulares: Eloenia Leandro Ararua (Bóe Bororo – TI Meruri) e Estevão Bororo Taukane (Bóe Bororo).
-
Suplentes: Iranildes Rodrigues Mandicai (Bakairi – TI Bakairi) e Luiz Wagner Ariabo Quezo (Balatiponé – TI Umutina).
Regional Médio Araguaia
-
Titulares: Claudio Werekina Karaja (Iny Karajá) e Cleidson Ima Arawyi Tapirapé (Tapirapé).
-
Suplentes: Eliana Ferreira Karajá Martins (Iny Karajá) e Rosiania dos Santos Tavares (Kanela do Araguaia).
Regional Noroeste
-
Titulares: Alexandre Xiwekalikit Zoró (Zoró-Pangyjej) e Odailson Akay Saw Munduruku (Munduruku).
-
Suplentes: Jaime Zehamy Rikbaktsa (Rikbaktsa) e Neiriane Rikbaktsa (Rikbaktsa).
Regional Norte Kaiapó
-
Titulares: Ariakumalo (Trumai) e Eliel Terena (Terena).
-
Suplentes: Osmarina Morimã (Kaiabi) e Pysy Panara (Panara).
Regional Vale do Guaporé
-
Titulares: Jailton Ronaldo Iranxe (Nambikuara) e Sebastião Mendes de Arruda (Chiquitano).
-
Suplentes: Jaqueline Nambikuara Halotesu (Nambikuara) e Maria Izabel Rup (Chiquitano).
Regional Xavante
-
Titulares: Maria Rufina Tsinhotse’edzama Tsereptse (Xavante) e Luiz Carlos Tserewatsitsi Tseremey wa (Xavante).
-
Suplentes: Lígia Pedzaiwe Tsi’ruipi (Xavante) e Lúcio Wa ane Terowa a (Xavante).
Regional Xingu
-
Titulares: Ianukula Kaiabi Suia (Kawaiwete / Khĩsêatje) e Tapi Yawalapiti (Yawalapiti).
-
Suplentes: Yakuwipu Waurá (Waura) e Gaibetitanica Suia (Khĩsêatje).
FEPOIMT
-
Titular: Eliane Xunakalo (Bakairi)
-
Suplente: Darlene Yaminalo Taukane (Bakairi)
TAKINÁ
-
Titular: Alexandra Mendes Leite (Chiquitano)
-
Suplente: Cristiane Mendes (Chiquitano)
SOBRE A COMISSÃO DE GOVERNANÇA INDÍGENA
A Comissão de Governança Indígena tem um papel essencial na definição do uso dos recursos do Programa REM MT, garantindo a autonomia e protagonismo das comunidades indígenas. Os representantes são responsáveis por levar as demandas de seus territórios às reuniões e deliberar sobre projetos que beneficiam diretamente os povos indígenas de Mato Grosso.
Além dos representantes das sete regionais, a comissão de Governança Indígena é composta por instituições indígenas como a Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso (FEPOIMT) e Organização de Mulheres Indígenas (TAKINÁ), além de instituições governamentais como a Coordenação Geral do REM MT, Subprograma Territórios Indígenas do REM MT, Coordenadoria de Mudanças Climáticas e REDD+, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), Superintendência de Assuntos Indígenas do Estado de Mato Grosso (SAI), Secretaria de Saúde Indígena (SESAI) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) .
Com uma estrutura participativa, a Governança Indígena inclui 16 membros com direito a voto entre os representantes indígenas, enquanto os demais membros contribuem com apoio e orientação nas decisões. Todas as informações sobre a Comissão de Governança Indígena, suas reuniões e decisões podem ser acessadas no site da Governança Indígena (https://rem-mt.my.canva.site/
CONHEÇA O REM MT
O Programa REM MT é uma premiação dos governos da Alemanha e do Reino Unido, por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW), ao Estado de Mato Grosso pelos resultados na redução do desmatamento.
Na fase 1 do programa, foram apoiados 157 projetos, beneficiando 144 organizações sociais, entre elas, 114 associações ou cooperativas. Os projetos abrangem os três biomas de Mato Grosso: Amazônia, Cerrado e Pantanal.
Dentre os resultados alcançados pelo programa, se destacam as 603 aldeias atendidas, onde vivem 43 povos indígenas, os 107 municípios mato-grossenses beneficiados e as mais de 35 mil pessoas atendidas.
O Programa REM MT é coordenado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), e tem como gestores financeiros o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS). Para sugestões, reclamações ou esclarecimentos, fale com a ouvidoria da SEMA pelo telefone: 0800 065 3838 ou (65) 9321-9997 (WhatsApp) .
Por: Priscila Soares (REM MT/Foto: Assessoria
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online