Fundo Amigos da Floresta: governador Mauro Mendes critica ONGs e países europeus e cobra contrapartida

Fundo Amigos da Floresta: governador Mauro Mendes critica ONGs e países europeus e cobra contrapartida

A posição do governador Mauro Mendes (União) em relação à preservação ambiental em Mato Grosso, é importante que a preservação seja feita respeitando as leis brasileiras, e não sob imposições internacionais. O Brasil tem soberania sobre seu território e deve definir suas próprias políticas ambientais.

Assim neste tom, ele respondeu as críticas de países europeus e ONGs ambientalistas argumentando que estes contribuam financeiramente para os cofres de Mato Grosso, visando à preservação do meio ambiente.

Preservar a floresta tem custos e o governador tem razão ao dizer que outros países e organizações que defendem a preservação deveriam contribuir financeiramente para isso. É uma demanda razoável. Aposto se vai aparecer alguém para meter dinheiro nesse fundo. Não vai aparecer. Critica Mauro.

“Manter floresta em pé custa e eles têm que pagar esse preço do serviço ambiental que o Brasil está prestando para o Mundo. Se é verdade que querem preservar, está aqui o fundo e bota dinheiro. Se não, para de conversa fiada e vai fazer preservação nos seus países”, disse o governador, durante entrevista em rede nacional ao programa Pânico, da rádio Jovem Pan.

A criação de um fundo estadual, o “Fundo Amigos da Floresta”, para receber doações de outros países e organizações interessados na preservação ambiental parece uma iniciativa positiva. Se aprovada pela Assembleia Legislativa, pode ajudar a viabilizar ações de conservação.

Ao mesmo tempo, é preciso garantir transparência e controle social na gestão desses recursos, para que de fato sejam aplicados de forma efetiva na preservação do meio ambiente em Mato Grosso.

O Governo enviou uma mensagem que será enviada à Assembleia Legislativa, propondo a criação do Fundo de Apoio às Florestas, conhecido como “Fundo Amigos da Floresta – 3F”. Este projeto de lei permitirá que o governo estadual receba doações de recursos para a criação, regularização e manutenção de parques e unidades de conservação no estado. Mendes também expressou confiança de que o Legislativo mato-grossense aprovará o projeto.

“Acredito que os deputados irão aprovar. Vamos criar o Fundo Amigos da Floresta para receber doações em dinheiro de ONGs e de países como a Noruega, que dizem querer ajudar”, argumenta.

A posição do governador é de buscar um equilíbrio entre a preservação ambiental e a soberania nacional. A proposta do fundo estadual é uma tentativa de conciliar as demandas externas com as necessidades e legislação interna do estado.

 

Redação JA / Foto: reprodução

Clique abaixo e leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *