Ex-príncipe Andrew, duque de York, é preso na Inglaterra e rei Charles emite nota oficial

Ex-príncipe Andrew, duque de York, foi detido na manhã desta quinta-feira (19) sob suspeita de má conduta em cargo público, segundo informou a BBC. A investigação estaria relacionada a documentos que teriam sido repassados ao financista Jeffrey Epstein no período em que ele atuava como enviado comercial do Reino Unido.

De acordo com a emissora britânica, ainda não há confirmação oficial sobre qual força policial realizou a prisão nem o local exato da detenção. No entanto, veículos policiais descaracterizados foram vistos em Sandringham, no condado de Norfolk, onde ele reside atualmente.

Polícia lança comunicado

A polícia destacou que não divulgará o nome do detido, seguindo diretrizes nacionais, e ressaltou que o caso está em andamento. O subchefe Oliver Wright declarou que, após avaliação detalhada, foi aberta investigação formal sobre a suposta irregularidade.

“É importante que protejamos a integridade e a objetividade da nossa investigação enquanto trabalhamos com nossos parceiros para apurar este alegado delito. Entendemos o grande interesse público neste caso e forneceremos atualizações no momento oportuno”, afirmou.

Em comunicado, a Thames Valley Police informou que prendeu “um homem na faixa dos sessenta anos, em Norfolk, sob suspeita de má conduta em cargo público”, além de cumprir mandados de busca em endereços nos condados de Berkshire e Norfolk. A corporação afirmou que o investigado permanece sob custódia.

REI CHARLES EMITI NOTA OFICIAL SOBRE A PRISÃO:

Majestade do Reino Unido, o rei Charles III emitiu uma declaração após a prisão do irmão, Andrew Mountbatten-Windsor, na manhã desta quinta-feira (19/2). A medida contra o ex-príncipe envolve a suspeita de má conduta no exercício público. A investigação está relacionada ao caso de Jeffrey Epstein (1953-2019), líder de um esquema de exploração sexual de mulheres e menores de idade.

No comunicado, o rei Charles declarou: “Recebi com profunda preocupação a notícia sobre Andrew Mountbatten-Windsor e a suspeita de má conduta em cargo público. O que se segue agora é o processo completo, justo e adequado pelo qual esta questão será investigada da maneira apropriada e pelas autoridades competentes.”

“Neste ponto, como já disse antes, eles têm nosso total e irrestrito apoio e cooperação. Deixe-me ser claro: a lei deve seguir seu curso. Como este processo continua, não seria apropriado da minha parte comentar mais sobre o assunto. Enquanto isso, minha família e eu continuaremos cumprindo nosso dever e servindo a todos vocês. Charles R”, enviou a majestade em nota.

Redação JA / Foto: reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *