O ex-prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), conversou ontem (1), com jornalistas antes da posse do novo prefeito Abilio Brunini (PL) e afirmou que não houve atraso no pagamento dos salários dos servidores públicos referentes a dezembro de 2024. Ele destacou que diversas prefeituras em Mato Grosso e outros órgãos têm cronogramas de pagamento diferentes, conforme estipulado pela Constituição Federal, que determina que os salários devem ser pagos até o quinto dia útil do mês seguinte ao trabalhado. “Não há salários atrasados. O pagamento dos servidores, segundo a Constituição, deve ser feito no quinto dia útil do mês subsequente. Eu sempre paguei os salários de forma antecipada”, defendeu.
Emanuel também mencionou que a Câmara Municipal realiza pagamentos no dia 20 e a Assembleia Legislativa no dia 10, enquanto muitos municípios fazem o pagamento entre os dias 5 e 10, reiterando que a legislação prevê o quinto dia útil como limite.
Em uma nota divulgada na terça-feira (31), a Prefeitura de Cuiabá informou que esperava um “adiantamento dos vencimentos”, que não ocorreu, mas garantiu que os salários de dezembro de 2024 seriam quitados a partir de 2 de janeiro de 2025. A prefeitura justificou que a falta de repasse do ICMS e do IPVA pelo governo do estado no último dia útil do mês impactou a situação financeira. “Este mês, o Estado de Mato Grosso foi o único que não repassou o ICMS e o IPVA aos municípios como os demais estados. Isso resultou em um desfalque de caixa, mas garantimos que, amanhã [quinta-feira], Abilio já terá R$ 30 milhões disponíveis”, afirmou Emanuel.
Redação JA/ Foto: reprodução
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online