O programa eleitoral dos candidatos à prefeitura de Cuiabá, exibido na terça-feira (15), Dia dos Professores, focou em propostas para os profissionais da educação e o desenvolvimento educacional do município.
Abilio Brunini (PL)
Abílio utilizou seu tempo no programa para criticar abertamente o PT e o histórico negativo do partido rival, representado por Lúdio Cabral. Ele foi visto interagindo com eleitores nas ruas, adotando um tom desafiador ao questionar uma eleitora: “Agora você não vota no PT, não é?” Ao que ela respondeu: “PT não”.
Além das críticas, o candidato apresentou suas propostas para a educação, defendendo:
- Parcerias entre igrejas, instituições filantrópicas e a iniciativa privada como um diferencial na educação.
- Aumento no prazo dos contratos dos profissionais de educação municipal, passando de 18 para 24 meses.
O programa também destacou o apoio do governador Mauro Mendes (União Brasil) e finalizou com jingles que atacavam a corrupção associada ao PT.
Lúdio Cabral (PT)
Lúdio, por sua vez, apresentou propostas voltadas para uma gestão democrática nas escolas. Entre suas promessas, ele destacou:
- A realização de eleições diretas para diretores e coordenadores, promovendo a escolha pelas comunidades escolares.
- O fortalecimento dos conselhos escolares e o incentivo à participação da comunidade no cotidiano escolar.
- Parcerias com igrejas e instituições filantrópicas para solucionar a falta de vagas nas creches, que afeta cerca de 4 mil famílias em Cuiabá.
- O compromisso de, com o apoio do Ministério da Educação e do ministro Camilo Santana, investir na construção de 20 novas creches na cidade.