A Polícia Federal deflagrou a 27ª fase da Operação Lesa Pátria nesta quinta-feira, 23 de maio de 2024. O objetivo é identificar pessoas que financiaram e fomentaram os eventos ocorridos em 8 de janeiro de 2023, quando manifestantes invadiram e causaram danos generalizados ao Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal em Brasília.
Ao todo, 20 mandados judiciais estão sendo cumpridos, sendo 18 de busca e apreensão e 2 de monitoramento eletrônico (tornozeleira), nos estados do Paraná, Goiás, Mato Grosso, São Paulo e Rondônia. A Justiça também determinou a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados.
As investigações apontam que os danos causados ao patrimônio público podem chegar a R$ 40 milhões. Os fatos investigados constituem, em tese, crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, e destruição/deterioração de bem especialmente protegido.
A Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas sobre o andamento das investigações, número de mandados expedidos, pessoas capturadas e foragidas. As apurações seguem em curso.
Redação JA / reprodução
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online