Edital da Secel ajuda a viabilizar primeiro longa de MT a competir em Gramado

Edital da Secel ajuda a viabilizar primeiro longa de MT a competir em Gramado

O edital Cinemotion de Produção Audiovisual (edição Lei Paulo Gustavo), que foi promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), ajudou a viabilizar a primeira produção de Mato Grosso a concorrer no Festival de Cinema de Gramado. Dirigido pelo cuiabano Bruno Bini, o longa-metragem “Cinco Tipos de Medo” é um dos seis escolhidos para a mostra competitiva do evento de cinema que é um dos mais importantes do país.

Entre mais de 140 inscritos, o filme mato-grossense foi selecionado para disputar o troféu Kikito, símbolo máximo do Festival. A conquista é considerada um marco para o audiovisual mato-grossense.

A atriz Bella Campos é a protagonista da trama em que cinco pessoas aparentemente desconectadas vêem suas vidas colidirem num caminho sem volta. Fazem ainda parte do elenco os atores João Vitor Silva, Bárbara Colen, Jonathan Haagensen, Rui Ricardo Diaz, Rejane Faria, além de Xamã. A produção é da Plano B Filmes e coprodução, da Druzina Content.

Inspirado em acontecimentos reais, o longa retrata a violência vivida pelos moradores do Jardim Novo Colorado, na periferia de Cuiabá, em 2007. Na ocasião, os habitantes da região se reuniram para pagar a fiança de Sapinho, traficante e morador da comunidade que garantia a segurança de todos ali.

Com gravações em Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio do Leverger, o filme começou a ser produzido em setembro de 2023. A previsão de lançamento nas salas de cinema é no segundo semestre de 2025.

O festival de Cinema de Gramado é o evento cinematográfico mais tradicional e longevo do Brasil. Criado em 1973, o festival acompanhou todas as fases do cinema brasileiro. Em 1992, com a sua internacionalização, ele passou a incorporar a produção ibero-americano em sua programação, atraindo diversos cineastas, produtores e atores de renome internacional.

O Edital Cinemotion/ Produção audiovisual 

Com investimentos de R$ 16 milhões, o edital ajuda a viabilizar a produção de quatro longas-metragens de ficção, um longa documentário, um longa de animação e mais quatro minisséries.

Além de “Cinco Tipos de Medo”, os outros filmes de ficção selecionados no edital promovido pela Secel são “Ensaio Sobre a Verdade”, “Mãe Bonifácia” e “O menino que carregava água na peneira”.

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *