DESAFIOS DO MEIO AMBIENTE: Promotor elogia ações contra incêndios e desmatamentos ilegais em Mato Grosso

DESAFIOS DO MEIO AMBIENTE: Promotor elogia ações contra incêndios e desmatamentos ilegais em Mato Grosso

O promotor de Justiça Marcelo Vacchiano, que atua em questões ambientais, declarou nesta segunda-feira (16) que Mato Grosso se destaca pela sua gestão ambiental. Segundo ele, o estado tem feito um trabalho exemplar, com uma colaboração eficaz entre órgãos públicos e o setor produtivo no enfrentamento dos desafios ambientais.

A declaração foi feita na abertura do Forest Fire 2025 – Congresso Internacional de Gestão de Incêndios Florestais, realizado em Cuiabá. O evento conta com a presença de representantes e palestrantes de 10 países, incluindo Portugal, Estados Unidos, Canadá, México, Nova Zelândia, Espanha, Chile, Irlanda e França, além de especialistas e autoridades brasileiras.

“Estamos mostrando que somos um estado que serve de modelo, enfrentando com seriedade as mudanças climáticas, os incêndios florestais e o desmatamento ilegal. Desde o início da atual gestão, temos um comitê gestor, presidido pelo governador, que reúne todos os órgãos responsáveis, trabalhando em conjunto para resolver os problemas, sem apontar dedos, mas buscando soluções colaborativas”, afirmou.

O promotor também destacou a relevância da nova regulamentação sobre o tamanho mínimo dos aceiros — faixas de terra limpas ao redor da vegetação, utilizadas para impedir a propagação do fogo.

“O tamanho do aceiro é uma conquista significativa para nós do Ministério Público, que lidamos com infrações e monitoramos o desmatamento por meio de satélites. Muitas autuações ocorreram devido à falta de uma regulamentação clara sobre os aceiros”, enfatizou.

Além disso, Vacchiano parabenizou o governador interino Otaviano Pivetta e o comandante do Corpo de Bombeiros, Flávio Gledson Vieira Bezerra, pela iniciativa de reunir na capital mato-grossense representantes dos 27 Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, ressaltando a importância da cooperação nacional.

Forest Fire 2025

De 16 a 18 de junho, Mato Grosso sedia o Forest Fire 2025 – Congresso Internacional de Gestão de Incêndios Florestais, um evento inédito no Brasil que reúne especialistas de 10 países, pesquisadores e comandantes de todos os 27 Corpos de Bombeiros Militares do país. A programação inclui palestras técnicas, minicursos e uma feira de expositores, com entrada gratuita e aberta ao público.

Redação JA/ Foto: reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *