A Associação de Moradores da Comunidade de Arraial de Freitas fez uma solicitação de mutirão à Justiça Eleitoral, que será realizado nesta sexta-feira (5) no distrito de Coxipó do Ouro, em Cuiabá. O mutirão acontecerá na Escola municipal Nossa Senhora da Penha de França, das 08:00 às 16:00, e será responsabilidade da 51ª Zona Eleitoral da capital atender os eleitores que comparecerem.
No documento enviado pela Associação de Moradores, é mencionado que cerca de 250 pessoas da região, que residem em chácaras e fazendas, serão beneficiadas pelo mutirão. O objetivo do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) é garantir a participação política e inclusão de todos os cidadãos, abrindo novos locais de votação e realizando mutirões em diversas áreas, tanto urbanas quanto rurais. No ano de 2024, mais de 50 mutirões já foram realizados em diferentes municípios.
Durante o atendimento no mutirão, os eleitores deverão apresentar um documento oficial de identidade, como RG, CNH, Carteira de Trabalho, Carteira Profissional, entre outros definidos em lei, além de um comprovante de residência, como conta de luz, água, telefone, boleto de IPTU, contrato de aluguel, entre outros definidos pelo Juiz Eleitoral. Homens com mais de 18 anos que solicitarem a primeira via do título (alistamento) também deverão apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar.
Segundo os dados do TRE, Cuiabá possui atualmente 439,1 mil eleitores, o que representa 17,4% do eleitorado total de Mato Grosso. A cidade está dividida em 162 locais de votação e 1.347 seções eleitorais. Vale ressaltar que 87% dos eleitores da capital já fizeram o cadastramento biométrico. É importante mencionar também que Cuiabá possui aproximadamente 50 mil títulos cancelados, a maioria deles devido à ausência às urnas.
Redação JA / Foto: TRE-MT