O presidente da Comissão de Meio Ambiente da ALMT, deputado Carlos Avallone (PSDB) realizou mais uma reunião de trabalho no Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiros, desta vez com a presença do Secretário-Chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, do comandante do Corpo de Bombeiros, Flávio Gledson Bezerra e dirigentes da Defesa Civil e Prevfogo (Ibama). O objetivo da reunião foi o de atualizar informações sobre vários incêndios que ocorrem em Mato Grosso e aumentar a capacidade de resposta dos órgãos encarregados da prevenção e combate.
Apesar do Estado ter se preparado melhor do que nos anos anteriores, com investimentos que chegam a R$ 78 milhões este ano, a seca mais extensa e mais severa já vista no país favorece a ocorrência dos incêndios no Pantanal, em Chapada dos Guimarães e municípios da região Norte. Esta semana o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso está combatendo 39 incêndios florestais no estado com 190 homens em campo, com apoio de cinco aviões, um helicóptero, 61 viaturas entre caminhonetes e caminhões-pipa, 11 máquinas e quatro barcos.
“A maioria dos incêndios tem sido controlada pelos Bombeiros, brigadistas, Defesa Civil, Ibama, ICMBio, donos de pousadas e fazendeiros, numa verdadeira operação de guerra que envolve mais de 300 pessoas, diversos aviões, caminhões-pipa, tratores e máquinas pesadas usadas na abertura de aceiros. Mas a gravidade da situação exige o aumento constante da nossa capacidade de combate aos incêndios e foi esse o foco desta reunião. Nos próximos quinze dias estão previstas duas novas ondas de calor extremo com temperaturas acima dos 43°C e por isso trouxemos o secretário Fábio Garcia e os dirigentes da Defesa Civil, que têm papel preponderante na locação de aeronaves usadas no combate ao fogo”, explicou Avallone.
O secretário Fábio Garcia se comprometeu a aditar os contratos da Defesa Civil para a locação imediata de mais três aeronaves, pagamento de mais horas-voo e aquisição de mais equipamentos. O decreto de emergência ambiental nº 989/24, baixado pelo governo estadual, tem duração de 180 dias e autoriza a adoção de todas as medidas necessárias ao combate aos incêndios florestais, como a compra de bens e materiais, com dispensa de licitação.
A compra de novas licenças de uso de equipamentos de comunicação via satélite também está sendo providenciada, para permitir a comunicação entre as equipes em áreas remotas. Cento e cinquenta novos brigadistas estão sendo incorporados hoje (4) após passarem por treinamentos. A partir de agora, o secretário Fábio Garcia participará de reuniões semanais com os Bombeiros e Defesa Civil para agilizar o aumento da capacidade de resposta do Estado até a volta das chuvas prevista para novembro.
Também foi decidido o encaminhamento ao governo federal, através do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, de um pedido de ajuda emergencial no valor de aproximadamente R$ 18 milhões que serão usados na compra de equipamentos de combate ao fogo.