Membros da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) se reuniram na manhã desta quarta-feira (26) para discutir propostas de adequação constitucional ao teto de gastos dos Poderes Legislativos.
Presidindo a mesa, a deputada Mara Caseiro (PSDB) colocou em discussão o Projeto de Emenda Constitucional 1/2024, proposto pelo Poder Executivo, que trata das mudanças nos créditos adicionais concedidos aos poderes e instituições que não serão incluídos no teto de gastos do próximo ano, conforme estabelecido pela Emenda Constitucional de 2017.
Após ser lido pela deputada Mara Caseiro (PSDB), o relatório da CCJR foi encaminhado para análise no plenário da ALEMS
Outras pautas em discussão
Além disso, o deputado Antonio Vaz (Republicanos) relatou durante a sessão três matérias. Entre elas, o Projeto de Lei 359/2023, de autoria do deputado Lidio Lopes (Patriota), que determina que os veículos de comunicação de órgãos públicos do Estado do Mato Grosso do Sul divulguem, em suas plataformas digitais, de rádio e televisão, informes sobre os cuidados com a saúde mental. No entanto, a matéria foi rejeitada e arquivada.
“A proposta esbarra em vício de iniciativa, pois a competência é do chefe do Poder Executivo”, explicou o deputado.
Outros temas foram discutidos durante a sessão. Entre eles, o Projeto de Lei 122/2024, de autoria do deputado e presidente da Alems, Gerson Claro (PP), e o Projeto de Lei 111/2024, de autoria do deputado Pedro Kemp (PT), foram considerados constitucionais e seguem em tramitação regular na Casa de Leis, visando denominar próprios públicos com nomes específicos
Ainda durante a sessão, o vice-presidente da comissão, deputado Junior Mochi (MDB), colocou em pauta o Projeto de Lei 87/2024, do deputado Paulo Duarte (PSB), uma emenda substitutiva integral. O projeto foi considerado constitucional pelo relator e encaminhado para estudos.
Pedindo mais agilidade, o deputado Caravina (PSDB) solicitou uma análise mais detalhada sobre o projeto.
Finalizando mais um dia de intenso trabalho na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei 114/2024, de autoria do deputado Lucas de Lima (PDT), foi considerado constitucional e encaminhado para tramitação pelos membros da CCJR.
Assine o Correio do Estado
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online