A Fifa confirmou que a divulgação dos vencedores do prêmio The Best irá ocorrer nesta terça-feira (17), em cerimônia durante jantar de gala em Doha, no Catar, nas véspera da grande decisão do Intercontinental de Clubes, entre Real Madrid e Pachuca. A cerimônia terá transmissão ao vivo no site da entidade e tem como o grande favorito para o prêmio de melhor jogador do mundo masculino o brasileiro Vinícius Júnior, que disputa com nomes como Lionel Messi e Rodri.
Os premiados são escolhidos por meio de um sistema de votos entre torcedores, capitães e técnicos de seleções nacionais e jornalistas, e foram encerradas as votações na última terça (10).
O evento, além dos prêmios de melhor jogador e jogadora do mundo, conta com outras dez categorias, são elas: melhor goleiro, melhor goleira, melhor técnico do futebol masculino, melhor técnico ou técnica do futebol feminino, seleção masculina do ano, seleção feminina do ano, Fair Play, torcedor do ano, Prêmio Puskás e a nova premiação, intitulada Prêmio Marta, a qual é a versão feminina do Puskás, o gol mais bonito do ano.
Vini Jr. e Rodrygo, entre os atacantes, Bremer, Dante e Gabriel Magalhães, entre os zagueiros, e o goleiro Ederson são os brasileiros que atuam no futebol europeu e concorrem a seleção do ano masculina. Além deles, Ganso e Nino, do futebol brasileiro, juntamente dos argentinos Germán Cano e Thiago Almada, estão entre os indicados.
Já no futebol feminino, as brasileiras que representam o país no prêmio são a Lorena, entre as goleiras, Rafaelle e Tarciane, entre as zagueiras, Portillo, entre as meias, e as atacantes Kerolin e Adriana.
O jovem Guilherme Gandra Moura, de oito anos, conhecido como Gui e apaixonado pelo Vasco da Gama, é um dos indicados ao ‘Fifa Fan Award’, que consagra o torcedor do ano. O jovem é portador de uma rara doença chamada epidermólise bolhosa, e ganhou fama depois de despertar de coma após 16 dias em coma.
Por: Gustavo Henn- Da Redação –