Profissionais que atuam ou pretendem atuar com audiovisual em Mato Grosso terão oportunidade de participar de uma série de cursos gratuitos que serão disponibilizados pelo Laboratório de Cinema e Publicidade de Rondonópolis, o LabFilmes Roo. O lançamento oficial será no dia 10 de abril de 2026, a partir das 18h, no Hotel Nacional Inn, em Rondonópolis. O evento é gratuito e aberto ao público e marca o início de uma programação de cursos e atividades de formação voltadas à qualificação de profissionais e interessados no setor audiovisual.
A abertura ao público está prevista para as 18h, com coffee. Na sequência, serão exibidos os curta-metragens “As Memórias Que Eu Não Queria Ter” e “Yanumakalu”, seguidos do documentário “Casa Xingu”. A partir das 19h, será o anúncio oficial do projeto e a abertura da mesa de convidados.
A programação inclui palestras sobre comunicação, mercado e produção audiovisual no interior do Estado e contará com explanações da jornalista Ana Sampaio, que vai falar sobre as expectativas do agronegócio em relação à imprensa e à publicidade em Mato Grosso. Em seguida, o diretor de fotografia Marcelo Biss vai abordar os rumos do audiovisual no Estado e as conexões entre capital e interior. Já o diretor e roteirista Wanderson Lana discutirá os desafios e potencialidades de se fazer cinema nacional no interior de Mato Grosso.
O encerramento da programação de palestras terá participação nacional com Anna Andrade, da Tarrafa Filmes, com explanação sobre o que plataformas de streaming e canais de TV buscam em produções brasileiras.
O coordenador pedagógico do projeto, Cassyo Anders, afirma que a iniciativa busca ampliar oportunidades no setor audiovisual. “Realizar um projeto dessa magnitude em Rondonópolis é a realização de um sonho e de muitos anos de trabalho de artistas e coletivos da cidade e de Mato Grosso. O nosso projeto vai ofertar formação teórica e prática com objetivo de preparar e conectar profissionais do audiovisual com possibilidade de ingressar no mercado do trabalho, ações autorais ou projetos independentes dos participantes”, declarou.
Um dos idealizadores da LabFilmes Roo, Paulo Yoshihara, da Rocky Filmes, destaca que a proposta é aproximar os participantes da realidade de grandes produções. “A ideia é tentar trazer um pouco do set de uma grande produção, a experiência dessas produções grandes e qualificar os profissionais de cada área dentro do set, desde um roteirista, maquiador, diretor de fotografia, gaffer, maquinista e profissionais de produção”, disse.
Além do lançamento, a LabFilmes Roo ofertará cursos e workshops ao longo de 2026, com temas como roteiro, atuação, produção, direção de arte, som direto, maquiagem e figurino, direção de fotografia, produção para mídias digitais, elaboração de projetos e direção cinematográfica. Entre os destaques está o workshop “Distribuição de Filmes Independentes no Brasil e no Mundo”, com a palestrante nacional Anna Andrade, no dia 11 de abril, com vagas limitadas.
A programação inclui ainda formações com nomes como Juliana Capilé, Franciesca Dinarte, Edilene Rodrigues, Ricardo Porto, Ally Rangel, Kayra Ribas, Nathania Carbonato e Juliana Segóvia, além de laboratórios de cinema e publicidade previstos para dezembro. Para mais informações, acessar a página no Instagram: @labfilmesroo.
A LabFilmes Rondonópolis é realizada pela Rocky Filmes em parceria com os Coletivos CorpoAnu, Gestação e Patologia Cênica e foi selecionado no EDITAL Nº 17/2024/SECEL – MT CRIATIVO – EDIÇÃO PNAB CICLO I da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) de Mato Grosso.
Redação JA / Foto : divulgação assessoria
-
-
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online