O impacto das chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul na agricultura podem levar o Brasil a ter que importar arroz e feijão, confirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em entrevista nesta terça-feira (7).
“Com as chuvas, eu acho que nós atrasamos de vez a colheita do Rio Grande do Sul. Portanto, se for o caso para equilibrar a produção, a gente vai ter que importar arroz, a gente vai ter que importar feijão, para que a gente coloque na mesa do povo brasileiro o preço compatível com aquilo que ele ganha”, disse durante participação no programa “Bom dia, presidente”.
De acordo com o petista, o preço dos grãos já vinha sendo discutido pelo governo federal antes dos temporais que afetaram a região nos últimos dias.
“Fiz uma reunião com o ministro Paulo Teixeira e com o ministro [Carlos] Fávaro sobre a questão do preço do arroz e do feijão, porque estavam caros e eu disse que não era possível a gente continuar com o preço caro”, contou Lula.
Segundo o presidente, o argumento até então era de que “a área plantada estava diminuindo e que tinha o problema do atraso da colheita no Rio Grande do Sul”.
O estado é um produtor histórico de arroz. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Rio Grande do Sul foi a unidade federativa brasileira que mais produziu o item em 2022, com uma safra de 7.671.078 toneladas.
Desde o início da semana passada, as fortes chuvas afetaram 388 municípios gaúchos, segundo o último balanço divulgado pelo governo. Até o momento, foram confirmadas 90 mortes, além de 132 desaparecidos e 361 feridos.
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online