A Câmara de Lucas do Rio Verde aprovou em sessão ordinária nesta segunda-feira (15) projeto que alteração o sistema previdenciário municipal. Outras matérias que constavam na pauta do legislativo também foram analisadas durante os trabalhos.
O Projeto de Lei Complementar N. 05/2024 foi aprovado por unanimidade em primeira sessão e deve ir a votação novamente nos próximos dias. Ele dispõe sobre a reestruturação do plano de benefícios previdenciários dos segurados e seus dependentes vinculados ao regime de Previdência Social de Lucas do Rio Verde.
A presidente da Câmara, Sandra Barzotto, observou que o projeto havia sido apresentado em dezembro, mas retirado em seguida. A matéria é de certa forma polêmica em razão da tramitação da PEC 38 no Congresso Nacional.
“A gente sabe que traz inúmeros prejuízos aos servidores em relação a sua aposentadoria. Então esse projeto entrou na Casa e com isso foi necessário a alteração da lei orgânica. Ele só não foi votado em primeira e única hoje porque precisa de duas votações. Mas com isso o município se antecipa tentando preservar o direito dos servidores com relação a aposentadoria, principalmente em relação ao tempo de contribuição, tempo de serviço e as pensões. Acho que é uma forma de garantir que os servidores não tenham esses prejuízos que estão sendo previstos com essa tramitação da PEC”, disse.
Outro projeto aprovado durante a sessão foi o proíbe a nomeação de logradouros, escolas, unidades de saúde, rodovias ou qualquer outro equipamento público estadual com nomes de pessoas condenadas por crimes de feminicídio ou violência doméstica e familiar contra as mulheres. Segundo o autor do projeto, Wlad Mesquita, a proibição é um passo significativo nessa direção, reafirmando o compromisso do Estado em proteger e promover o direito da mulher.
Outras matérias
Cinco indicações foram aprovadas. Uma delas sugere a criação de um Centro de Assistência Integral ao Paciente com Transtorno do Espectro Autista.
Outras indicações são relacionadas ao atendimento do usuário do transporte público com a instalação de locais de abrigo para ponto de ônibus na Rua dos Tuiuiús esquina com Rua das Araucárias, no Parque das Emas III e na Escola Ângelo Nadin.
Também foi indicada a realização do plantio de árvores no passeio e no pátio do Centro de Educação Infantil Darcy Ribeiro. Também foi indicado a necessidade de deixar como mão única a Rua dos Periquitos em frente à Escola Municipal Professor Marcelino Espíndola Dutra.
Os vereadores ainda aprovaram a concessão de Título de Cidadão Honorário de Lucas do Rio Verde ao empresário Álvaro Luiz Pasqualotto.
Três Moções de Aplausos foram aprovadas. Uma delas é direcionada ao Show Safra 2024, representados pela sua diretoria, expositores e organizadores e todos que contribuíram com o sucesso do evento.
Outra foi direcionada à Associação Espaço Esperança e a terceira dedicada a Igreja Batista Betel pela realização do espetáculo: Auto de Páscoa – Jesus, o musical.
Repasse de recursos
A Sessão Ordinária também foi momento para a entrega de recursos feito pela Tribu’s Motor Clube para a Apae, Creche Municipal Anjo da Guarda e Igreja Menino Deus. O representante da instituição usou a tribuna e falou sobre os objetivos do evento realizado recentemente em Lucas do Rio Verde e assegurou o repasse de recursos para as três instituições.
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online