O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União), declarou que é impossível para os políticos identificar membros de facções criminosas durante campanhas eleitorais. A afirmação foi feita em entrevista coletiva a imprensa nesta quarta-feira (13), após Botelho ser questionado sobre as denúncias do prefeito eleito Abilio Brunini (PL), que apontou supostos vínculos entre alguns vereadores de Cuiabá e organizações criminosas.
“Durante a campanha, o político visita bairros e todos estão com ele, tirando fotos. Como saber se alguém é membro de uma facção? Ninguém vai dizer: ‘não vou tirar foto com você porque pertence a uma facção’. Qual político, aqui, tem essa informação? Quem é quem?”, indagou.
Ele acrescentou: “Não sei. Quem vive o dia a dia também não sabe. Portanto, a responsabilidade de identificar os membros de facções é da polícia, não do candidato ou do político.” Botelho, que concorria à Prefeitura de Cuiabá, ressaltou que nunca enfrentou restrições de facções durante seus comícios.
O deputado enfatizou que a investigação sobre a presença de criminosos na política deve ser realizada pela Polícia. Segundo ele, o governador Mauro Mendes (União) já disponibilizou toda a estrutura da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP) para o prefeito eleito, a fim de investigar as denúncias sobre envolvimento de facções.
“A denúncia de Abilio sobre financiamento de campanhas com dinheiro de facção precisa ser comprovada. Ele deve apresentar as provas, e a polícia deve investigar. O governador já se comprometeu a oferecer toda a estrutura necessária para isso”, afirmou.
“Não temos uma bola de cristal; cabe à polícia fornecer informações sobre quem são os envolvidos. Ninguém tem esse conhecimento”, completou.
Redação JA/ Foto: reprodução
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online