Brunini crítica comerciante de Cuiabá e diz que o Centro precisam se ‘reinventar’

Brunini crítica comerciante de Cuiabá e diz que o Centro precisam se 'reinventar'

A requalificação do Centro Histórico de Cuiabá, um dos locais mais tradicionais e comerciais da cidade, é uma demanda constante de várias gestões, especialmente por parte dos comerciantes, que apontam a insegurança e a falta de infraestrutura como obstáculos aos negócios e à atração de clientes.

O prefeito Abílio Brunini (PL), no entanto, tem respondido a essas críticas, ressaltando que os lojistas precisam se adaptar às novas necessidades de consumo e deixar de lado a resistência à presença de vendedores ambulantes.

Ele destacou a crescente transição para plataformas digitais, que oferecem conforto e comodidade, tornando-se mais atraentes do que enfrentar o calor de 40 ºC no centro.

Na visão do prefeito, a diminuição no movimento de clientes na região é influenciada por fatores que estão além da responsabilidade do Executivo.

“Somos responsáveis pelas vendas? Não creio […] As pessoas estão comprando mais online. A chance de elas enfrentarem o calor de Cuiabá para ir ao Centro é muito baixa. Os comerciantes querem que a gente faça o trabalho de atrair clientes, mas têm a autonomia de cuidar de suas atividades comerciais. Precisam se reinventar. Essa mudança de mentalidade é necessária”, afirmou o prefeito na última semana.

Como exemplo, citou os salões de beleza na Rua Joaquim Murtinho, que têm conseguido atrair clientes ao oferecer ambientes com ar-condicionado e lanches. “Você passa e vê todos os salões lotados. No sábado, não há vagas. Mas, se você olhar, a rua está vazia, pois os salões têm ar-condicionado e estão bem servidos. Um deles oferece refrigerantes e sucos… Eles se reinventam e se adaptam”, comentou.

Abílio também criticou a resistência dos lojistas em relação aos vendedores ambulantes, que alegam concorrência desleal. Para ele, a presença desses trabalhadores informais poderia ser um atrativo, aumentando o movimento nas ruas.

“Eu tentei organizar uma feira na Rua 13 de Junho, mas os comerciantes acharam que estava atrapalhando. Estava animado no sábado, mas eles não queriam ambulantes […]. As pessoas preferem ir a lugares movimentados. Se veem que a área está sem movimento, só enfrentando calor e dificuldades, elas não vão”, disse o prefeito.

Abílio sugeriu que a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) poderia propor a criação de um condomínio comercial, com a aprovação da prefeitura, ou se unir ao Executivo para diversificar os estabelecimentos, adicionando opções gastronômicas e mais movimento. “Deixa os ambulantes venderem também”, enfatizou.

A presença de ambulantes no Centro gerou controvérsia no início da gestão de Abílio, que chegou a instaurar um decreto para realocá-los. Após uma postura mais rígida em relação ao grupo, o prefeito tem suavizado seu discurso nas últimas semanas.

 

Assista a coletiva de imprensa no vídeo:
Redação JA / Foto: reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *