Brasil registra menor taxa de desemprego em dez anos em um trimestre encerrado em maio

Brasil registra menor taxa de desemprego em dez anos em um trimestre encerrado em maio

 

PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada nesta sexta-feira (28), mostra que o país registrou a menor desocupação de março a maio deste ano, em comparação com o mesmo trimestre dos últimos dez anos.

Conforme a divulgação do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de desocupação foi de 7,1% nesse último trimestre, frente ao trimestre de dezembro a fevereiro de 2024 (7,8%).

Em comparação com o mesmo período de 2023 a queda foi mais acentuada, que havia sido de 8,3%. A taxa de desemprego desse trimestre é a menor desde 2014.

A pesquisa do IBGE aponta que a população desocupada (7,8 milhões) recuou nas duas comparações: -8,8% (menos 751 mil pessoas) no trimestre e -13,0% (menos 1,2 milhão de pessoas) no ano. Foi o menor contingente de pessoas desocupadas desde o trimestre encerrado em fevereiro de 2015.

População ocupada

Já a população ocupada totaliza 101,3 milhões, outro recorde da série histórica iniciada em 2012, crescendo em ambas as comparações: 1,1% (mais 1,1 milhão de pessoas) no trimestre e 3,0% (mais 2,9 milhões de pessoas) no ano.

Ainda conforme o IBGE, a taxa composta de subutilização, em 16,8%, também foi a menor para um trimestre encerrado em maio desde 2014.

A população subocupada por insuficiência de horas trabalhadas (5,2 milhões) ficou estável nas duas comparações, assim como a população fora da força de trabalho (66,8 milhões).

O número de empregados com carteira de trabalho no setor privado chegou a 38,326 milhões, novo recorde da série histórica da PNAD Contínua, iniciada 2012. Houve alta de 0,9% (mais 330 mil pessoas) no trimestre e de 4,1% (mais 1,5 milhão de pessoas) no ano.

Além disso, o número de empregados sem carteira no setor privado (13,7 milhões) também foi novo recorde da série histórica, com altas de 2,9% (mais 383 mil pessoas) no trimestre e de 5,7% (mais 741 mil pessoas) no ano.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Source link

Clique abaixo e leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *