O banco central da China realizou nesta segunda-feira (21) suas primeiras operações com um mecanismo de swap criado para reforçar o mercado de ações, trocando ativos no valor de 50 bilhões de iuanes (US$ 7 bilhões) com corretoras, fundos e seguradoras.
O Banco do Povo da China (PBOC) informou que 20 instituições participaram das operações de swap com uma taxa de 20 pontos-base.
O banco central deu início ao mecanismo de swap na sexta-feira (18) como parte de esforços para revigorar o mercado de ações da China e uma economia prejudicada pela crise no setor imobiliário e pela fraqueza do consumo.
As ações chinesas subiram depois que Pequim divulgou, em 24 de setembro, o estímulo mais agressivo desde a pandemia, mas a alta perdeu força nas últimas semanas, já que a euforia se transformou em cautela.
“O esquema de swap foi criado com o único objetivo de melhorar a liquidez do mercado, já que o financiamento só pode ser usado para comprar ações”, disse Wang Mengying, analista da Nanhua Futures.
De acordo com o esquema de swap, inicialmente no valor de 500 bilhões de iuanes, as corretoras, os gerentes de ativos e as seguradoras podem ter acesso mais fácil ao financiamento trocando ativos de risco, como ETFs de ações e ações de blue chips, por ativos de alta liquidez, como títulos do Tesouro e títulos do banco central.
Siga o CNN Money
O CNN Brasil Money já está nas redes sociais. Siga agora o @cnnbrmoney no Instagram e no Youtube.
Dedicado ao mercado financeiro e aos impactos que os setores da economia geram na movimentação do país e do mundo, o CNN Money terá canal para TV e streaming, além de estar presente no ambiente digital.
O lançamento será no dia 4 de novembro de 2024. Não perca!
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online