O apagão ocorrido na noite desta segunda-feira (13) afetou o fornecimento de energia elétrica em 33 cidades de Mato Grosso, impactando cerca de 295 mil pessoas.
De acordo com o Ministério de Minas e Energia, 16 estados brasileiros e o Distrito Federal também enfrentaram interrupções no serviço.
A falha foi provocada por um incêndio na subestação de Bateias, situada em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (PR). Com a situação, os sistemas de distribuição de energia foram temporariamente desativados. Em nota, a Energisa informou que, em resposta à falha externa, a interrupção do fornecimento foi necessária em algumas áreas de Mato Grosso como medida de segurança, conforme determinação do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).
O apagão foi registrado por volta das 23h30 em Cuiabá, e o fornecimento de energia foi restabelecido em aproximadamente 1 hora e 20 minutos.
Além de Mato Grosso, outras regiões afetadas incluíram o Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás, Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba, Sergipe, Rondônia, Ceará, Amapá e Tocantins.