O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), uma das principais lideranças do bolsonarismo em Mato Grosso, reagiu novamente à prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), desta vez, atacando a candidatura de Janaina Riva (MDB) ao Senado em 2026.
Abilio usou o elogio do decano do MDB, Carlos Bezerra, à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) desfavorável a Bolsonaro, para questionar a competência e a postura de políticos que se apresentam como direita, mas que celebraram a decisão do que ele classificou como “estado de exceção.”
“Eu vi Bezerra comemorando, lembrando que o Bezerra que está comemorando é o que lança a Janaina Riva à presidência do MDB e ao Senado, é o mesmo Bezerra, o mesmo MDB, esse o projeto político deles”, afirmou o gestor, em entrevista nesta semana.
Brunini avançou nas críticas que, de acordo com ele mesmo, incluem outros políticos que não representam os interesses do estado.
“Nós precisamos entender que o estado de Mato Grosso precisa se livrar desses políticos meia boca, político que não tem competência para representar o nosso estado e que não contribuem. O estado de Mato Grosso precisa se livrar de políticos que não contribuem com nosso estado e município. Bezerra já foi, não é mais o momento dele”, completou.
ESTRATÉGIA E CONFRONTO RECORRENTE
O ataque de Abilio ocorre em um momento em que Janaina Riva tenta consolidar sua pré-candidatura ao Senado, em um movimento de “guinada à direita” que foi reforçado após ele assumir a presidência do MDB e romper com o PT em julho.
Abilio mantém a postura de confronto apesar da possível aproximação do MDB com a direita em nível nacional. Esse movimento passaria, inclusive, pela candidatura de Janaina, que poderia contar com o aval de Michel Temer (MDB) e até do presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, em razão da proximidade entre os dois líderes.
Em setembro, Valdemar também comentou a situação delicada de Janaina ao afirmar que Bolsonaro já teria endossado as pré-candidaturas de José Medeiros (PL) e do governador Mauro Mendes (UB) ao Senado em Mato Grosso. Nesse contexto, a presença de Janaina no páreo se tornaria um entrave não apenas pelo fator partidário e familiar, mas também por ela aparecer bem posicionada nas pesquisas eleitorais.
Já Abilio classificou a pré-candidatura da deputada como um “problemaço familiar”, em referência ao fato de ela ser nora do senador Wellington Fagundes, pré-candidato ao governo pelo PL. Apesar do tom mais duro, o prefeito afirma que sua resistência não se dá pela relação pessoal, mas pela vinculação partidária de Janaina, citando o histórico de alianças do MDB com o PT.
ALINE COÊLHO
DA REDAÇÃO hnt
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online