Integrante do coletivo LGBTQIA+ do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) e vice-presidente da entidade, Leliane Borges, faz a defesa do uso da linguagem neutra, para além das normativas conservadoras. O posicionamento da dirigente repercute uma decisão favorável do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, divulgada ontem (10/04), a uma ação de inconstitucionalidade do município de Alta Floresta (803 km ao Norte) ao uso da linguagem neutra.
Na ação em questão, impetrada pelo município, se destaca a lei municipal proibindo o uso da linguagem neutra, por instituições de ensino e bancas examinadoras de seleções e concursos públicos. A ação foi vista pelo MPE como fora da competência municipal, pois segundo a defesa, a legislação sobre o uso ou não da linguagem neutra deve ser da União, assim como da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Para a dirigente sindical, independente de seguir ou não as regras gramaticais vigentes, o uso da linguagem neutra é um direito individual, uma conquista das pessoas, e que não se tinha conhecimento de que faz parte dos direitos humanos. “A negativa é uma censura ao direito das pessoas que não são heteronormativas”, destacou.
Conforme Leliane Borges, mais do que direito das pessoas é preciso compreender que a língua portuguesa, assim como as demais, não é estática, ela se movimenta a partir das próprias mudanças sociais. “Se não fosse, até hoje estaríamos falando ‘doravante’ e não “de hoje em diante”, exemplifica a dirigente.
Na avaliação da educadora, ao contrário do que muitos pensam, a linguagem não se altera por meio de leis. As mudanças são estabelecidas pelo uso e práticas da língua falada e consequentemente escrita. “É a partir dessa mudança que se constroem novas legislações. A inserção do direito daqueles que não são heteronormativos é uma conquista e uma mudança, faz parte de um movimento social e exige essas adequações”, conclui.
Por: Roseli Riechelmann – Sintep-MT/ Foto: reprodução
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online