O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União), confirmou que os deputados Janaína Riva (MDB) e Beto Dois a Um (PSB) estão em disputa pelo cargo de primeiro-secretário na próxima Mesa Diretora (2025-2026).
Botelho afirmou que conversou com o futuro presidente da ALMT Max Russi, e que não irão interferir nessa disputa, dizendo que quem tiver o maior número de votos (12) vencerá. Ele está impedido de disputar a eleição por conta da legislação. Nós iremos ficar fora disso”, afirmou.
O cargo de primeiro-secretário é responsável por administrar o orçamento do Poder Legislativo, que tem projetado um duodécimo de R$ 807 milhões para este ano. Esse valor pode aumentar ainda mais nos próximos anos.
Botelho também conversou com o deputado Max Russi (PSB), que deve ser eleito presidente da Casa, e combinaram de não intervir na disputa entre Janaína e Beto. Russi tem consenso entre os parlamentares para ser o presidente da Casa.
Janaína Riva já vem articulando a primeira-secretaria desde a eleição passada, mas Beto Dois a Um surge como um nome novo com a preferência do Palácio Paiaguás (Governo Estadual).
A eleição da Mesa Diretora ocorre em setembro e o voto é secreto. Normalmente é apresentada apenas uma chapa completa, que os parlamentares aprovam ou não.
Portanto, trata-se de uma disputa política complexa, com diferentes forças e articulações em jogo. Fica evidente o esforço dos envolvidos em garantir seus respectivos candidatos nessa posição estratégica da primeira-secretaria.
Redação JA / Foto: reprodução internet
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online