O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União), confirmou que os deputados Janaína Riva (MDB) e Beto Dois a Um (PSB) estão em disputa pelo cargo de primeiro-secretário na próxima Mesa Diretora (2025-2026).
Botelho afirmou que conversou com o futuro presidente da ALMT Max Russi, e que não irão interferir nessa disputa, dizendo que quem tiver o maior número de votos (12) vencerá. Ele está impedido de disputar a eleição por conta da legislação. Nós iremos ficar fora disso”, afirmou.
O cargo de primeiro-secretário é responsável por administrar o orçamento do Poder Legislativo, que tem projetado um duodécimo de R$ 807 milhões para este ano. Esse valor pode aumentar ainda mais nos próximos anos.
Botelho também conversou com o deputado Max Russi (PSB), que deve ser eleito presidente da Casa, e combinaram de não intervir na disputa entre Janaína e Beto. Russi tem consenso entre os parlamentares para ser o presidente da Casa.
Janaína Riva já vem articulando a primeira-secretaria desde a eleição passada, mas Beto Dois a Um surge como um nome novo com a preferência do Palácio Paiaguás (Governo Estadual).
A eleição da Mesa Diretora ocorre em setembro e o voto é secreto. Normalmente é apresentada apenas uma chapa completa, que os parlamentares aprovam ou não.
Portanto, trata-se de uma disputa política complexa, com diferentes forças e articulações em jogo. Fica evidente o esforço dos envolvidos em garantir seus respectivos candidatos nessa posição estratégica da primeira-secretaria.
Redação JA / Foto: reprodução internet