‘Carro voador’ chinês faz primeiro voo teste no Brasil; veja a decolagem da aeronave em São Paulo

'Carro voador' chinês faz primeiro voo teste no Brasil; veja a decolagem da aeronave em São Paulo

A Ehang, empresa chinesa fabricante de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (EVTOL, na sigla em inglês) fez o primeiro voo teste de seu ‘carro voador’ no Brasil, nesta sexta-feira. A empresa, que é concorrente da brasileira Eve, controlada pela Embraer, recebeu um certificado de autorização de voo experimental da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O modelo decolou pouco depois das 10h, na Aeroquadra, na cidade de Quadra, a 80 quilômetros de São Paulo, e realizou um voo remoto (sem piloto). Foi operado por Adriano Buzaid, CEO da Gohobby, e não estava tripulado.

Em julho passado, ele já tinha testado o modelo 216-Svda Ehang, na cidade de Guangzhou, na China. A Gohobby, importadora e distribuidora de drones no Brasil e na América Latina, é a revendedora brasileira da EHang.

Na China, os eVTOLS da Ehang já estão sendo utilizados. Cada veículo da marca custa US$ 515 mil (ou R$ 2,65 milhões) e traz junto um carregador para seus 12 módulos de bateria, que suportam aproximadamente mil carregamentos. O modelo leva 25 minutos para carregar e tem autonomia de 30 km em linha reta.

Carro voador chinês decola
Carro voador chinês decola
Esse tipo de aeronave é projetado para ser um táxi aéreo autônomo, bem como para o transporte urbano em grandes metrópoles ou em áreas remotas do país, onde há falta de infraestrutura.

De acordo com uma pesquisa da MundoGeo, o Brasil é o terceiro maior mercado para eVTOLs no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e China.

— A EHang está muito satisfeita por ter obtido uma autorização de voo experimental da Anac. Queremos tornar o EeVTOL uma realidade no Brasil em breve — disse Nacho Rexach, chefe de atendimento ao cliente da EHang na Europa e América Latina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *