A ministra do Planejamento e Orçamento (MPO), Simone Tebet, afirmou em entrevista a jornalistas nesta sexta-feira (16), em São Paulo, que sua pasta trabalha por medidas “estruturantes” de corte de gastos para implementar no Orçamento de 2026.
Tebet não adiantou o conteúdo das medidas, mas indicou que elas devem ser apresentadas entre este ano e o início de 2025. A pasta prefere não dar divulgação porque o pacote ainda não foi despachado com o presidente Lula.
Segundo a ministra, as medidas de corte de gastos por meio de revisão de benefícios irregulares e fraudulentos, já anunciadas, devem ser suficientes para fechar o Orçamento de 2025. É necessário cortar cifra entre R$ 25 bilhões e R$ 26 bilhões para garantir a meta de déficit zero no ano que vem.
“Por que não levamos mais [medidas ao presidente]? Porque não levamos os problemas de 2026, mas 2026 é uma nova realidade. Então a gente elabora o Orçamento de 2025, mas já temos equipes trabalhando em medidas estruturantes para o Brasil”, disse.
Em sua fala, a ministra ainda relembrou que a meta de primário para 2026 é superavitária (de 0,25%) e com isso há necessidade de encontrar mais espaço fiscal. Após fechar o pacote, Tebet indicou que sua equipe se voltará ao trabalho de ter a anuência de Lula e do Congresso.
Questionada sobre se medidas como a desindexação de benefícios do salário mínimo ou a revisão dos pisos de saúde e educação, Tebet disse que “nada está fora da mesa, a não ser aquilo que a gente sabe que tem dificuldade política no Congresso Nacional, não é desejo do presidente ou mesmo a gente não concorda”.
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online