Deputada federal Amália Barros morre aos 39 anos em hospital de São Paulo

Deputada federal Amália Barros morre aos 39 anos em hospital de São Paulomorre em hospital de São Paulo

Com muito pesar, na madrugada deste domingo (12), a família da deputada Amália Barros (PL), anunciou o falecimento no hospital no estado de São Paulo, após umas longas cirurgias em decorrência de complicações para a retirada de um nódulo benigno no pâncreas. Ela era uma figura importante na luta pelos direitos das pessoas com deficiência e contribuiu significativamente para a conscientização e o apoio a indivíduos com visão monocular. Sua história de superação e sua dedicação em transformar desafios em oportunidades inspiraram muitas pessoas.

Amália Barros teve uma carreira diversificada, inicialmente como jornalista e depois como política. Sua eleição como deputada federal em 2022 mostrou o reconhecimento de seus esforços e o apoio que recebeu de seus eleitores em Mato Grosso.

Amalia Scudeler de Barros Santos nasceu em 22 de março de 1985, na cidade paulista de Mogi Mirim. Formada em jornalismo, ela transformou em luta um drama pessoal. Aos 20 anos de idade, Amália perdeu a visão do olho esquerdo por conta de uma infecção, a toxoplasmose. Após passar por 15 cirurgias, ela teve, em 2016, que remover o olho e passar a usar uma prótese ocular.

Além de seu trabalho legislativo, Amália fundou o Instituto Nacional da Pessoa com Visão Monocular, que desempenhou um papel fundamental na arrecadação de recursos e na doação de próteses oculares e lentes esclerais para pessoas necessitadas. Ela também desempenhou um papel importante na aprovação da Lei 14.126/2021, que reconheceu a visão monocular como deficiência sensorial e garantiu direitos e benefícios para pessoas com essa condição.

A perda da deputada Amália Barros é uma triste notícia para aqueles que a admiravam e se beneficiaram de seu trabalho. Seu legado na defesa dos direitos das pessoas com deficiência continuará vivo, e ela será lembrada por suas contribuições significativas nessa área.

 

Redação JA / Foto: reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *