O relatório de auditoria elaborado pela Controladoria Geral do Município (CGM) da Prefeitura de Cuiabá indica indícios de sobrepreço de até 3000% no contrato celebrado entre o gabinete de intervenção do Estado e a empresa Medtrauma. O levantamento das informações foi realizado em cumprimento ao Decreto 1.058/2024.
De acordo com o relatório preliminar de auditoria número 02/2024, referente ao contrato 014-2023 entre a Empresa Cuiabana de Saúde Pública e a Medtrauma durante o período de intervenção, foram identificados diversos itens fornecidos pela Medtrauma que não possuíam preços próximos aos valores estabelecidos na Tabela Sigtap, que é o Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do SUS. O item com maior sobrepreço identificado foi o agilon parafuso rosca esponjosa de ângulo, com possível sobrepreço de 3047%.
Outro exemplo de sobrepreço significativo encontrado pela CGM foi para o item Insert Acetabular Implacross PE 10ª Crosslinked, fornecido no valor de R$ 5.780, mas encontrado em pesquisas de preço por até R$ 1.500,00, indicando um possível sobrepreço de 285%.
Além disso, a auditoria constatou fragilidades na fiscalização dos serviços prestados, uma vez que em alguns procedimentos cirúrgicos não havia comprovação do uso das Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME) informadas.
A CGM também identificou falhas no processo de cotação dos produtos, onde eram apresentados apenas orçamentos de fornecedores das OPMEs, sem a disponibilização de preços públicos que pudessem servir de parâmetro para as aquisições. Em alguns casos, somente três orçamentos eram apresentados, o que poderia indicar manipulação de preços, de acordo com a CGM.
Redação JA / Foto: reprodução internet

Clique abaixo e veja também>
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online