Justiça Eleitoral firma parcerias para fortalecer participação da juventude nas Eleições 2026

Justiça Eleitoral firma parcerias para fortalecer participação da juventude nas Eleições 2026
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) assinou, nesta sexta-feira (20.02), três Acordos de Cooperação Técnica com instituições estratégicas para ampliar a inclusão social, fortalecer a cidadania e incentivar a participação política, especialmente entre jovens e grupos historicamente minorizados. As parcerias foram firmadas com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), o Conselho Estadual da Juventude (Conjuv-MT), o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso (Sinepe-MT) e a Academia Mato-Grossense de Letras (AML).
Os acordos integram o conjunto de ações do TRE-MT voltadas às Eleições Gerais de 2026, com foco na ampliação do alistamento eleitoral, na formação cidadã e no fortalecimento da democracia em todo o estado. A presidente do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves, ressaltou a relevância das instituições. Mencionou, inclusive, que foi estudante de escola técnica. “Tenho muito orgulho disso. Quero que a juventude seja forte, engajada e que tenha compromisso com a democracia. Essas parcerias ampliam nosso alcance, fortalecem a educação cidadã e garantem que diferentes públicos tenham acesso à informação, aos serviços eleitorais e ao pleno exercício da democracia”.
O acordo firmado com a Seciteci e o Conjuv-MT tem como principal diferencial a logística de transporte de estudantes das Escolas Técnicas Estaduais até os Cartórios Eleitorais, garantindo acesso facilitado aos serviços da Justiça Eleitoral. A iniciativa busca eliminar barreiras geográficas e sociais, promovendo a inclusão e o protagonismo juvenil.
O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso, Allan Kardec, agradeceu à presidente do TRE-MT pela celeridade em firmar a parceria. “Hoje temos 17 escolas técnicas no estado, com cerca de 13 mil jovens matriculados, de 15 a 17 anos de idade. São estudantes matriculados no Ensino Médio já com o primeiro emprego e, também, estamos focando agora na conscientização quanto à importância do primeiro voto. A expectativa é chegarmos a 15 mil estudantes até julho deste ano, o que é um alcance importante para trabalhar estas ações juntamente com a Justiça Eleitoral”.
De acordo com o presidente do Conjuv-MT, Vinicius Santos Brasilini, as parcerias firmadas envolvem lideranças de mobilização social, o que fortalece as ações. “Temos o prazo até 06 de maio e nós, enquanto Conselho da Juventude, entendemos que aos jovens precisam participar desse processo. Se conquistamos o voto aos 16 anos de idade, temos que participar. Não só fazer o título, mas também votar efetivamente. Temos um processo democrático forte e a participação da juventude é fundamental para reforçá-lo”.
Já o acordo celebrado com o SINEPE-MT prevê que o TRE-MT irá desenvolver ações conjuntas para incentivar o alistamento eleitoral de estudantes da rede privada de ensino, especialmente jovens de 15 a 17 anos, faixa etária que já pode participar do processo democrático. A parceria prevê mobilização das escolas, agendamento organizado junto aos Cartórios Eleitorais e ações educativas sobre a importância do voto. O presidente do Sinepe, Gelson Menegatti Filho, destacou o papel das instituições de ensino na formação integral dos(as) estudantes e colocou a entidade à disposição para atuar como parceiro na mobilização das escolas privadas e na articulação das ações.
Cultura e diversidade
Outra frente estratégica foi firmada com a Academia Mato-Grossense de Letras, que irá apoiar as ações de comunicação institucional do TRE-MT por meio da literatura, das artes e da valorização da cultura regional. O objetivo é promover o fortalecimento da cidadania, o respeito à diversidade e o combate à desinformação, com atenção especial à inclusão de povos originários, quilombolas, ribeirinhos, população negra, comunidade LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência.
A parceria prevê a produção de conteúdos culturais e educativos para diversas plataformas, além da realização de eventos, saraus, oficinas, exposições e rodas de conversa que conectem o universo cultural ao processo democrático. “Estou muito feliz, porque temos as vozes que podem multiplicar o alcance da democracia. É uma alegria muito grande. A Serly, para mim, é afeto, é certeza de competência. Iremos construir uma ação efetiva de transformação. Iremos fazer um mapa de representatividade para identificar o público e levar em conta a dimensão de Mato Grosso, para gravar ‘pílulas’ de conteúdo, utilizando recursos cênicos”, exemplificou a presidente da ALM, Luciene de Carvalho.
As cooperações não envolvem repasse de recursos financeiros e terão vigência até o fechamento do Cadastro Eleitoral para as Eleições de 2026, em maio deste ano, ou pelo período estabelecido em cada instrumento, conforme a natureza da parceria.
Redação JA com TRE-MT/ Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *