Comércio de Cuiabá funcionará normalmente durante o Carnaval

Comércio de Cuiabá funcionará normalmente durante o Carnaval

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) informa que o comércio na capital mato-grossense terá funcionamento regular durante o período de Carnaval, já que a data não é considerada feriado nacional.

 

O presidente da CDL Cuiabá, Júnior Macagnam, explica que convenção coletiva de trabalho não estabelece o Carnaval como feriado. “Por tradição, muitas lojas costumam fechar na terça-feira, retomando as atividades já na manhã da 4.a feira de Cinzas. Nos últimos anos, essa prática tem se mantido, mas cabe a cada empresário decidir se mantém ou não a tradição”, pontuou o dirigente da CDL Cuiabá.

 

A CDL Cuiabá reforça que, apesar da Folia de Momo ser um dos momentos de celebração no país, não há legislação que classifique o dia de Carnaval como feriado.

 

“Não há necessidade de pagamento de horas em dobro, porque não se trata de feriado. É um dia normal de trabalho”, reforçou Júnior Macagnam.

 

A Prefeitura da capital decretou ponto facultativo nos órgãos da administração municipal e não haverá expediente entre os dias 16 e 18 de fevereiro, o que atinge basicamente o servidor público. Os serviços essenciais como coleta de lixo, fiscalização e orientação do trânsito, atuação da Defesa Civil e área da saúde continuarão com atendimentos.

 

No Poder Executivo estadual, Decreto 1.787/2025, publicado em dezembro passado, estabelece como ponto facultativo o mesmo período, de 16 a 18 deste mês, sendo que os órgãos voltam às atividades a partir das 14h da quarta-feira.

 

Funcionamento dos shoppings

 

Os shoppings da capital abrirão todos os dias nos horários normais, ou seja, das 10 às 22h, com exceção do domingo, onde o funcionamento é das 11h às 22h para a praça de alimentação, lazer e cinema e das 14h às 20h para as lojas. Na Quarta-feira de Cinzas, todos os shoppings retomam o horário normal de funcionamento.

 

A orientação é que os consumidores verifiquem previamente os horários dos centros comerciais, já que podem variar conforme a administração de cada empreendimento.

 

Redação JA com assessoria CDL/ Foto: Secom-MT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *