A prefeita Flávia Moretti sancionou a Lei nº 5.494/2025, que institui o “Programa Disque-Denúncia Terreno Baldio” com o objetivo de facilitar a comunicação entre população e poder público no enfrentamento ao abandono e à má conservação de terrenos urbanos particulares. A nova legislação cria mecanismos para que moradores denunciem áreas que causem riscos à saúde pública, problemas ambientais, transtornos urbanos e insegurança.
O programa vai receber, investigar e dar resposta às denúncias feitas por meio de canais disponibilizados pela Prefeitura, como central telefônica gratuita, site institucional, plataformas digitais, ouvidoria e outros meios eletrônicos ou presenciais que poderão ser regulamentados. Após o recebimento das informações, os órgãos municipais competentes serão responsáveis por vistoriar os locais, notificar os proprietários e aplicar sanções legais quando houver irregularidades.
A Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana terá papel essencial na operação do programa, atuando nas frentes de fiscalização dos lotes, coleta de resíduos descartados irregularmente, manutenção e limpeza urbana e ações de apoio à Defesa Civil e à Vigilância Sanitária quando houver risco ambiental ou sanitário. Além de reduzir o descarte ilegal de entulho e lixo, o programa contribui diretamente na prevenção da proliferação de vetores como ratos, baratas e o mosquito Aedes aegypti — transmissor da dengue, chikungunya e zika —, diminuindo ambientes propícios para infestações e queimadas, comuns em áreas abandonadas durante o período seco.
Para o secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Gerson Scarton, a lei fortalece a capacidade de fiscalização do município e traz agilidade ao enfrentamento de irregularidades. “Essa lei vem de grande importância pra nós, considerando que contribui diretamente com o processo de fiscalização referente aos terrenos baldios. Temos muitas ocorrências envolvendo abandono, mau uso ou uso irregular, e o programa vai nos ajudar a dar mais agilidade e eficiência nessas situações. Já trabalhamos para prevenir abandono de lotes, evitando riscos sanitários, ambientais e até à segurança da população”, afirmou.
A medida também reforça a segurança viária e pública, já que terrenos abandonados frequentemente se tornam pontos de criminalidade, acúmulo de resíduos e obstrução de calçadas, impactando o fluxo urbano e a qualidade de vida dos moradores. A Prefeitura poderá produzir relatórios periódicos sobre os resultados do programa, informando o número de denúncias recebidas, autos de infração e medidas corretivas adotadas.
O Executivo deverá regulamentar a Lei em até 120 dias, definindo fluxos internos, responsabilidades e canais oficiais para atendimento à população. Com a sanção da prefeita Flávia Moretti, Várzea Grande amplia seu arcabouço de políticas públicas voltadas à zeladoria, mobilidade e saúde urbana, reforçando o compromisso com uma cidade mais organizada, sustentável e segura.
A proposta foi apresentada e aprovada na Câmara Municipal pelo vereador Alessandro Moreira.
Redação JA com Secom-VG / Foto: reprodução
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online