A eficiência e o comprometimento dos profissionais da rede municipal de saúde de Várzea Grande foram determinantes para o atendimento rápido do jovem de 24 anos que deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Ipase, com sintomas suspeitos, até então, de intoxicação exógena por metanol.
A equipe médica da UPA Ipase, que acompanhou de perto o caso, informou que o paciente deu entrada na unidade em cadeira de rodas, apresentando quadro de fraqueza intensa, mal-estar geral, náuseas, vômitos, dores abdominais, tontura e visão turva, lentidão na fala e confusão mental, sintomas característicos de intoxicação exógena por metanol.
“Assim que recebemos o paciente ele foi encaminhado para o box de emergência onde recebeu os primeiros atendimentos de estabilização do quadro, monitoramento da frequência cardíaca, da saturação de oxigênio e acionamos a Vigilância Epidemiológica que nos orientou sobre a coleta de sangue para ser encaminhado ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-MT) para o diagnóstico e a articulação com o Ciatox para o manejo clínico”, explica doutro Joan Leite, responsável técnico da UPA Ipase. Ontem (22), o Lacen confirmou a contaminação por metanol.
Conforme relato do médico, o paciente disse que 24 horas após ter ingerido a bebida alcoólica teve os primeiros sintomas de náuseas, vários episódios de vômito e visão turva mostrando os sintomas que o efeito do metanol causa no organismo.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, o trabalho integrado entre as equipes da UPA Ipase, da Vigilância Epidemiológica e do Laboratório Central reforça o compromisso da gestão em oferecer um atendimento rápido, humanizado, resolutivo e tecnicamente preparado à população.
O CASO – Segundo a esposa, o marido havia ingerido whisky oferecido durante uma confraternização na residência de um amigo, no domingo, dia 12, porém, não deu muitos detalhes para a equipe, o que dificultou a coleta de mais informações.
Os sintomas persistiram e se intensificaram, no dia 16, quando deu entrada na unidade de saúde. Na sexta, dia 17, com o agravo dos sintomas, o paciente foi encaminhado para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital e Pronto-Socorro de Cuiabá (HPSMC) onde segue com o tratamento sem risco de morte, mas, segundo informações do boletim emitido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), o paciente está com lesão ocular.
CASO DE POLÍCIA – Por se tratar de uma substância controlada e de uso industrial, a ingestão de metanol configura caso de polícia. O caso foi comunicado à Polícia Civil, que agora conduz as investigações para apurar a origem, a procedência e os responsáveis pela comercialização ou fornecimento do produto.
Redação JA / Foto: Secom-VG
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online