Impacto irrelevante o tarifaço de Trump em Mato Grosso, diz secretário da Sefaz

Impacto irrelevante o tarifaço de Trump em Mato Grosso, diz secretário da Sefaz

Rogério Gallo, secretário de Estado da Fazenda de Mato Grosso, declarou nesta segunda-feira (29) que o impacto econômico das sobretaxas impostas pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é “irrelevante” para o estado.

Gallo comentou que, apesar do “tarifaço” iniciado em agosto, que Trump justificou como uma resposta a uma suposta “caça às bruxas” contra Jair Bolsonaro, o efeito nas finanças mato-grossenses é mínimo. O secretário destacou que, embora o setor da madeira tenha enfrentado uma queda de 50% devido às sobretaxas, medidas de apoio do Governo Federal e conversas com a administração estadual ajudaram a mitigar esses efeitos.

Ele mencionou: “Temos exportadores de madeira que, apesar de sua escala ser pequena na economia geral, são importantes para eles. O socorro do Governo Federal e o diálogo com o estado atenuaram os impactos”.

Recentemente, Trump indicou que um diálogo com o presidente Lula da Silva pode ser iniciado, após um breve encontro durante a Assembleia-Geral da ONU, onde mencionou ter sentido “uma excelente química”. O contato poderá ocorrer por videochamada, telefone ou em um país neutro, afirmou Gallo.

 

Redação JA / Foto: reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *