O PDL, de autoria do deputado Eli Borges (PL-TO), relatado pelo deputado Allan Garcês (PP-MA), também se posiciona pela inconstitucionalidade da Resolução. De acordo com a medida legislativa, é preciso assegurar o amplo exercício da liberdade religiosa, a dignidade das pessoas privadas de liberdade e a efetivação dos direitos humanos no sistema de execução penal brasileiro.
Relatora do parecer do IAB, Maria Elizabeth da Silva Nunes destacou que laicidade não significa hostilidade à religião. “Pelo contrário, o Estado laico deve garantir o ambiente necessário para o livre exercício de todas as crenças, inclusive prevendo condições para que diferentes manifestações religiosas tenham acesso aos espaços públicos e institucionais, como o sistema prisional”, disse a advogada.
O documento, apreciado pela Comissão de Direito e Liberdade Religiosa, ressalta ainda que as vedações estabelecidas pela Resolução 34/24, ao proibirem o chamado “proselitismo religioso” e impedirem servidores públicos e profissionais liberais de atuarem como voluntários religiosos nas mesmas unidades prisionais, “configuram grave afronta aos princípios constitucionais da liberdade de expressão, da liberdade religiosa e da dignidade da pessoa humana”.
O parecer cita precedente do Supremo Tribunal Federal (STF), segundo o qual “o princípio da laicidade estatal deve ser interpretado de forma a coadunar-se com o dispositivo constitucional que assegura a liberdade religiosa, constante do art. 5º, VI, da Constituição Federal”. Nunes apontou que a sustação da Resolução representa uma necessária correção de rumos, “garantindo que a laicidade do Estado continua sendo um instrumento de proteção da diversidade religiosa, mantendo o Brasil no patamar civilizatório de proteção ao livre exercício da fé”.
A análise deriva da indicação feita pelo diretor responsável pelas Indicações da Presidência, Joycemar Tejo. No plenário, ele se manifestou pela rejeição do PDL: “O governo federal quer assegurar, justamente, a proteção religiosa da população carcerária”.
Por: Fernanda Pedrosa / Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB)
Assessoria de Imprensa/ Foto: reprodução
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online