JORNADA DE CINEMA E NEGÓCIOS – Maual: cineasta Sérgio Machado realiza palestra e exibe filme inédito em Cuiabá

JORNADA DE CINEMA E NEGÓCIOS - Maual: cineasta Sérgio Machado realiza palestra e exibe filme inédito em Cuiabá

Um dos principais cineastas brasileiros da atualidade, com séries, longas de ficção e documentários premiados, Sérgio Machado vem a Cuiabá na próxima segunda-feira (22) para ministrar uma masterclass, seguida pela exibição inédita de ‘3 Obás de Xangô’, um de seus mais recentes filmes em circulação no Brasil. Uma ação que integra a programação da 24ª Mostra Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL) da UFMT, e é parte de uma Jornada de Cinema e Negócios promovida em parceria com o Sebrae-MT.

A masterclass e a exibição de ‘3 Obás de Xangô’ com Sérgio Machado ocorrem a partir das 19h, no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/master-class-com-sergio-machado-24a-maual/3112981.

Ao longo da sua carreira, Sérgio Machado transitou entre ficção, documentário e animação, com olhar sensível para a cultura brasileira. O cineasta baiano é reconhecido internacionalmente por seu primeiro longa-metragem de ficção, Cidade Baixa (2005) – lançado no Festival de Cannes e vencedor de 30 prêmios –, e é roteirista diretor da série Maria e o Cangaço (2025), disponível no catálogo da Disney+ com Isis Valverde no papel principal.

Em Cuiabá, Sérgio Machado compartilha sua experiência exitosa no mercado audiovisual e apresenta ‘3 Obás de Xangô’. Reconhecida como o Melhor Documentário do Ano no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, a obra mergulha na amizade de três ícones da cultura brasileira, responsáveis pela criação do imaginário de baianidade: Jorge Amado, Dorival Caymmi e Carybé.

“Os três defendiam que a força de suas obras residia em documentar o que viam nas ruas: a resiliência do povo do candomblé, o poder das mulheres, a onipresença do mar. Os livros de Jorge, as canções de Caymmi e as pinturas e esculturas de Carybé consolidaram ‘um modo de estar no mundo’ dos baianos e influenciaram as gerações de artistas que vieram a partir deles”, diz a sinopse do filme.

ODX_jorge_caymmi_carybe.png
Jorge Amado, Dorival Caymmi e Carybé. Crédito: Divulgação 3 Obás de Xangô

Sérgio Machado 

Sérgio Machado nasceu em Salvador (BA) e trabalhou durante anos com o diretor Walter Salles. Foi assistente de direção de ‘Central do Brasil’ e ‘O Primeiro Dia’ e roteirista e diretor assistente de ‘Abril Despedaçado’. Em 1999, trabalhou como roteirista e codiretor da série ‘Os Pastores da Noite’, da Rede Globo, e foi co-roteirista do longa ‘Madame Satã’, de Karim Aïnouz.

Em 2001, dirigiu o documentário ‘Onde a Terra Acaba’, sobre a vida e a obra do cineasta Mário Peixoto – premiado em mais de 15 festivais, entre eles, Biarritz, Havana, Festival do Rio e Mostra Internacional de São Paulo. Cidade Baixa (2005), seu primeiro longa de ficção, foi lançado no Festival de Cannes e vencedor de 30 prêmios no Brasil e exterior, entre eles: o Prêmio da Juventude no Festival de Cannes e os prêmios principais dos Festivais do Rio do Rio de Janeiro, Huelva, Verona, Mons. Em 2007, dirigiu e roteirizou a série ‘Alice’, exibida na HBO.

Em 2009, dirigiu e adaptou ‘Quincas Berro D’Água’, uma das mais populares novelas de Jorge Amado, produzida pela VideoFilmes e dirigiu o curta-metragem ‘O Príncipe Encantado’, premiado na Mostra Internacional de São Paulo. Dirigiu o longa ‘Tudo que Aprendemos Juntos’, filme de encerramento do Festival de Locarno e Melhor Filme da Mostra Internacional de São Paulo. Durante sete anos, o cineasta foi tutor do CENA, laboratório de Roteiro do Porto Iracema das Artes, junto com Marcelo Gomes e Karim Ainouz.

Sérgio Machado também dirigiu o documentário ‘Aqui Deste Lugar’, produzido pela Gullane e ‘A Luta do Século’, Melhor Documentário no Festival do Rio, 2016. Foi diretor geral e roteirista da série ‘Irmãos Freitas’, lançada no Canal Space. Dirigiu o documentário ‘Neojibá’, sobre a orquestra jovem da Bahia e o premiado longa ‘Rio do Desejo’, inspirado nos contos do escritor Milton Hatoum.

Foi roteirista da série ‘Cidade de Deus’ lançada em 2024 e escreveu e dirigiu a série ‘Maria e o Cangaço’. Também dirigiu e roteirizou a animação ‘A Arca de Noé’. Atualmente, além de ‘Os 3 Obás de Xangô’ – também premiado na Mostra de São Paulo, Festival do Rio e de Tiradentes –, Sérgio Machado também circula com ‘A Bahia Me Fez Assim (2025)’, obra que promove encontros entre artistas de diferentes gerações.

facilitadores maual lab.jpg
Tatiana Toffoli, Meliande, Sérgio Machado, Karkará Tunga e Pedro Krull participam de painel e palestra na Jornada de Cinema e Negócios da 24ª MAUAL e Sebrae-MT.

Jornada de Cinema e Negócios

Além da masterclass e exibição de ‘Os 3 Obás de Xangô’ com o cineasta Sérgio Machado, integram a Jornada de Cinema e Negócios da 24ª MAUAL e do Sebrae-MT atividades de formação e inovação realizadas por profissionais de destaque no audiovisual brasileiro. Ações realizadas com produtoras e coletivos selecionados pelo Maual Lab e outras ações abertas ao público.

Realizado pelo terceiro ano consecutivo, o Maual Lab, laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais, selecionou nove projetos de longa e curta-metragem de Mato Grosso para receberem consultorias exclusivas de roteiro de ficção com Karkará Tunga, roteiro de documentário com Tatiana Toffoli, produção executiva com Pedro Krull e mentoria em Pitching com Mariana Meliande.

No dia 24, quarta-feira, os facilitadores se reúnem em um painel aberto ao público sobre o tema da distribuição de curtas, às 15h, no Cineclube Coxiponés da UFMT. No dia 26 de setembro, sexta-feira, os projetos selecionados pelo Maual Lab passam por sessões de pitching, também abertas ao público, às 15h, no Cineclube Coxiponés.

À ocasião, os projetos concorrem a diversas premiações viabilizadas pelas produtoras locais Latitude Filmes, Plano B Filmes, Drakkar Audiovisual, pelo La Fuente – Salão Latino-Americano de Produção Criativa e o realizador Marcos Maia. Também é parceiro da Jornada e do Maual Lab a Rede Paradiso.

“Com o Maual Lab e as demais atividades da Jornada de Cinema e Negócios, a Maual busca contribuir com a profissionalização e o acesso de realizadores de Mato ao mercado audiovisual, fortalecendo o diálogo entre realizadores emergentes no estado e profissionais experientes no mercado brasileiro. Com as atividades abertas ao público, a Jornada amplia o seu alcance, consolidando um espaço de formação, criação e intercâmbio de ideias”, destaca Letícia Capanema, supervisora do Cineclube Coxiponés e coordenadora da 24ª MAUAL.

Ilustra_MAUAL_final (1).png

24ª MAUAL

Consolidada no cenário audiovisual como importante janela para as produções latino-americanas universitárias e independentes em Mato Grosso e no Brasil, a Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL) chega à 24ª edição com a exibição de 39 curtas-metragens na Mostra Competitiva, 23 a 27 de setembro, a partir das 19h, no Teatro da UFMT, e 50 curtas na Mostra Paralela, que é virtual e disponibiliza os filmes em playlist no youtube.com/@cinecoxipones até o dia 07 de outubro.

O festival do Cineclube Coxiponés da UFMT também inclui, além das exibições e da Jornada Cinema e Negócios, lançamento de filme e livro, bate-papo com realizadores, festa de encerramento e oficinas ao longo do ano. A programação completa está disponível em: https://www.maual.com.br/programação.

Master Class com Sérgio Machado

Quando: 22 de setembro, segunda-feira, às 19h;
Onde: Teatro da UFMT, Campus Cuiabá;

Quanto: Entrada gratuita

Retirada de ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/master-class-com-sergio-machado-24a-maual/3112981

Confira a programação completa da 24ª Maual: https://www.maual.com.br/programação

Mais informações: @cinecoxipones no Instagram e cinecoxipones@gmail.com.

Por: Maria Clara Cabral – Assessoria de imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *