Durante três dias de intensa mobilização social e de promoção à saúde, o bairro São Mateus, em Várzea Grande, foi palco de uma grande ação promovida pelo Projeto Areia, iniciativa de um grupo de médicos e estudantes de medicina de três faculdades de São Paulo. O projeto contou com a parceria da Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Saúde e Assistência Social. O evento, realizado entre os dias 23 e 25, resultou em mais de 650 atendimentos gratuitos à população local.
Somente na área da saúde, foram contabilizados 250 atendimentos médicos, 88 atendimentos odontológicos e a aplicação de 310 doses de vacinas em pessoas dos grupos prioritários, com destaque para a imunização contra a gripe e a atualização da caderneta vacinal.
O evento também ofereceu atendimento psicológico, serviços de assistência social, como atualização do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família, além de vacinação antirrábica para cães e gatos, promovida pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
A ação foi realizada na antiga unidade de saúde do bairro, com atendimentos nos períodos da manhã e da tarde, e contou com a dedicação de cerca de 30 voluntários – entre médicos, dentistas, psicólogos e estudantes de Medicina das faculdades São Camilo, São Leopoldo Mandic e Santa Marcelina, todas do estado de São Paulo.
A prefeita Flávia Moretti (PL) visitou a ação e parabenizou a iniciativa. “É emocionante ver a mobilização de estudantes, professores e profissionais de saúde se unindo para ajudar quem mais precisa. É uma honra para Várzea Grande ser a primeira cidade do estado a receber esse projeto tão significativo”, afirmou.
A presidente e idealizadora do Projeto Areia, a médica Maria Júlia Diniz, avaliou de forma positiva os três dias de atendimentos realizados no bairro São Mateus, em Várzea Grande. Segundo ela, a ação cumpriu seu propósito de levar cuidado e dignidade à população em situação de vulnerabilidade.
“Estou extremamente satisfeita com a realização do projeto durante esses três dias, quando tivemos a oportunidade de atender à comunidade carente de Várzea Grande. Agradeço o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que cedeu espaço, e auxiliou nos encaminhamentos dos pacientes assistidos durante esse período”, destacou a médica.
A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou a importância da parceria: “Essa ação vem para somar com o que já fazemos no Município. Nosso compromisso é ampliar e qualificar cada vez mais o cuidado com as pessoas, principalmente nas áreas mais vulneráveis.”
Redação JA/ Foto; Secom/VG
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online