Governo negocia com China para regionalizar suspensão do frango brasileiro

Foco da doença de Newcastle é considerado encerrado pelo governo brasileiro

O governo federal negocia com autoridades chinesas para tentar regionalizar a suspensão das importações de frango do Brasil, após a confirmação de um caso de gripe aviária em uma granja comercial no Rio Grande do Sul.

As tratativas estão sendo conduzidas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária junto à Administração-Geral de Aduanas da China (GACC, na sigla em inglês).

O objetivo é convencer os chineses de que o foco da doença foi um caso isolado, sem impacto sobre outras regiões produtoras do país. Com isso, a restrição seria aplicada apenas para frangos do RS.

“Considerando as robustas medidas técnicas adotadas, o Brasil gostaria de explorar respeitosamente a possibilidade de uma abordagem regionalizada para este evento, em alinhamento com os princípios da OMSA e os procedimentos previstos em nosso protocolo bilateral de carne de frango” diz a nota técnica obtida pela CNN.

Pelas regras atuais, o acordo sanitário entre Brasil e China prevê a suspensão automática das exportações em casos de doenças como a gripe aviária.

O governo brasileiro, no entanto, busca flexibilizar essa norma, com base em precedentes de países como Japão e Singapura, que adotaram medidas regionais — restringindo os embarques apenas a áreas afetadas.

A expectativa é que a resposta da China, positiva ou negativa, sobre a proposta de limitar a suspensão apenas ao Rio Grande do Sul seja dada em, no máximo, duas semanas.

Conheça os assistentes virtuais integrados em carros no Brasil

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *