Em nova ofensiva contra a guerra tarifária dos Estados Unidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado (10) que o protecionismo econômico “só interessa a quem o pratica”.
A declaração foi feita a jornalistas em Moscou, pouco antes de embarcar de volta ao Brasil, após reunião com Vladimir Putin. Lula adiantou que o tema será levado à cúpula do Brics, em julho, no Rio de Janeiro.
O assunto também será pauta nos próximos dias durante viagem à China e encontro com o presidente Xi Jinping, líder do maior rival econômico de Washigton.
Lula afirmou que o Brasil não é “quintal” de ninguém – em resposta a uma expressão usada por autoridade do governo Trump em relação à América Latina – e disse que deseja ser tratado com respeito pelos EUA.
O presidente também revelou a intenção de discutir com o governo russo a pesquisa para exploração de minerais críticos no Brasil.
O Estadão apurou que, durante a reunião com Putin e ministros de Brasil e Rússia no Kremlin, o governo brasileiro expôs a intenção de comprar mais gás natural dos russos – que teriam estoques por causa da interrupção de fornecimento à Europa – bem como obter cooperação para construção de pequenos reatores nucleares a fim de usar em energia.
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online